ATPS Ciencias Sociais
Casos: ATPS Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rodrigo.domingue • 28/10/2013 • 2.738 Palavras (11 Páginas) • 475 Visualizações
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATPS
DE
CIÊNCIAS SOCIAIS
PROFA. MA. CLAUDIA REGINA BENEDETTI
DATA: 17 de Novembro de 2012
NOME: Daniel Oliveira RA:365106
Franciane Souza da Cruz RA:389931
Giovanni da Silva Brino RA: 393472
Rodrigo dos Santos Domingues RA: 391844
POLO DE APOIO CENTRO – PORTO ALEGRE
TUTOR: CARLOS BECHUETTI
INDICE
INTRODUÇÃO _______________________________________________________
ETAPA 1 - PASSO 4
Relatório com as considerações da pesquisa realizada sobre cultura, indivíduo e sociedade ____________________________________________________
ETAPA 2 - PASSO 4
Relatório: Quais interações sociais existentes no cotidiano da sociedade atual ___
ETAPA 3 – PASSO 2
Imagens das divergências sociais __________________________________
PASSO 3
Texto crítico-reflexivo, contemplando a problematização/reflexão das imagens selecionadas ____________________________________________________________
ETAPA 4 – PASSO 2
Listagem dos Argumentos elencados no decorrer das reflexões ____________
PASSO 3
Texto crítico-reflexivo, contemplando a problematização / reflexão da exploração do meio ambiente ________________________________________________________
BIBLIOGRAFIA ________________________________________________________
04
05
06
08
09
10
11
13
INTRODUÇÃO
A presente ATPS – Atividade prática Supervisionada – tem o objetivo de apresentar as principais características dos agentes de socialização e informar como e qual a importância do processo de socialização que acontece na sociedade, onde são introduzidos em nosso aprendizado regras, costumes e crenças, do que é considerado e estabelecido como sendo certo ou errado.
Os principais agentes no processo de socialização são: a Família que introduz os primeiros contatos sociais; a escola que proporciona o contato e o convívio com mais pessoas interagindo assim com mais aspectos estabelecidos dentro da mesma comunidade; organizações, onde ele irá se comunicar com os grupos de status que mudam de acordo com a idade e principalmente os meios de comunicações que com a massificação no acesso a informação possui um poder jamais visto, pois nos mostra todos os modelos, atitudes e comportamentos que irão influenciar para o bem ou mal a atitude dos indivíduos dentro da sociedade.
Todos esses agentes são de fundamental importância para que se forme a personalidade de cada um e como ele irá relacionar.
ETAPA 1
Passo 4 – Relatório com as considerações da pesquisa realizada sobre cultura, indivíduo e sociedade.
Cultura em sociologia refere-se ás formas de vida de membros de uma sociedade ou de diferentes grupos dentro de uma mesma sociedade, apresentando determinações sobre como vestir, os costumes matrimoniais a serem seguidas, as configurações de vida familiar,os padrões de trabalho, os formatos de cerimônias religiosas, as ocupações de lazer, a moral, a arte, o direito, os costumes em geral, além de outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade ou determinado grupo social.
A vida humana está profundamente ligada à vida em sociedade. Isto quando este tema é analisado, por exemplo, por uma linha da sociologia segundo o qual o grupo social, a sociedade, precede o individuo e assim coloca-se o ser humano como um produto da interação social.
Entre os grupos sociais, há grupos pessoais e externos, grupos primários e secundários e os conceitos de comunidade e sociedade.
O que se observa, deste modo, é que as pessoas nascem dentro de um grupo e este constituíra o individuo com os mesmos traços sociais compartilhados por outros membros e que, por este motivo o farão ser aceito dentro do grupo social a que pertence.
Diante disso tem-se o conceito de socialização que remete ao processo através do qual o ser humano, desde criança, aprende o modo de vida e de sua sociedade, desenvolvendo sua capacidade de se tornar um individuo e um membro do grupo em que se encontra.
A socialização é, portanto, um processo cultural em que se adquire as maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que se vive. Entre os principais agentes de socialização estão a família, a escola, os meios de comunicação de massa entre outros.
Por outro lado, os mecanismos da socialização não inviabilizam que o individuo adquira personalidade própria. Isto quer dizer que, socializados, os indivíduos não se tornam todos iguais, apenas compartilham certos traços que permitam sua identificação como parte de um grupo
...