ATPS Ciências Sociais
Artigo: ATPS Ciências Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: limars • 4/3/2014 • 2.739 Palavras (11 Páginas) • 243 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CRISTIANO LUIS MARQUES – 423274
DOUGLAS LEMES DE OLIVEIRA – 407306
EDILSE MATIAS SOEIRO – 406545
RENATO ALVES DE LIMA – 423263
ROBINSON PORCHER – 403812
PROF.ª TUTORA DIOVANA GUERRA SIMÕES
CIÊNCIAS SOCIAIS
PÓLO TAQUARA/RS, 21 DE NOVEMBRO DE 2013.
SUMARIO
1. SIGNIFICADO DE CULTURA____________________________________2
1.1. Significado de individuo e sociedade_________________________5
2. RELAÇÃO DE TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE______________7
2.1. A classe operaria vai ao paraíso ____________________________8
2.2. Quais as intervenções sociais existentes no cotidiano da sociedade atual?__________________________________________________8
3. PROBLEMATIZAÇÃO X REFLEXÃO ______________________________9
4. EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE _____________________________12
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS_________________________________13
INTRODUÇÃO
Este artigo apresenta informações sobre Ciências Sociais dentro da cultura, com relação à sociedade e individuo trabalho e consumo dentro da sociedade a problematização e reflexão que retrata a realidade da sociedade e a exploração do meio ambiente que trata do crescimento da população e destruindo as matas nativas.
1. SIGNIFICADOS DE CULTURA
Cultura significa cultivar, e vem do latim colere.
Cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo o homem não somente em família.
Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela a boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira.
Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, apreendidos de geração em geração através da vida em sociedade.
A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo é a capacidade, que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudanças de hábitos.
O indivíduo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos cultura junto aos seres humanos.
Podemos afirmar que todos os grupos humanos possuem cultura, e não podemos graduá-la como melhor ou pior. Ao emitirmos um valor sobre determinada cultura estamos apresentando o ponto de vista de nossa própria cultura do que é certo ou errado, feio ou bonito, melhor ou pior.
É através da cultura que o homem adquire seus conhecimentos necessários a sua sobrevivência física e social.
Elementos básicos de cultura: as crenças, os valores, as normas e sanções, os símbolos, o idioma e a tecnologia.
Todas as culturas são fundamentadas em um conjunto de crenças, compartilhando conhecimento e ideias sobre a natureza da vida.
Valores são concepções coletivas do que é considerado bem desejável, certo bonito, gostoso (ou ruim, indesejável, errado, feio e ruim) em uma determinada cultura. Valores influenciam o comportamento das pessoas e servem como um critério para avaliar as ações de outras. Alguns valores encontrados na cultura brasileira atual estão: o individualismo, o conforto material, e a religiosidade.
Normas traduzem crenças e valores em regras específicas para o comportamento. Detalham aquilo que pode e não pode ser feito. Podem ser codificadas no direito (formal) ou ritualizadas nos costumes (informal). Utilizar o cinto de segurança nos carros passou a ser uma norma (formal). O fato de as pessoas sentarem nas cadeiras e não no chão é uma norma (informal).
As sanções são punições e recompensas que são utilizadas para fazer com que as normas sejam seguidas. Sanções formais são recompensas e punições oficiais e públicas; sanções informais são não oficiais, as vezes são sutis e ate provocam reações inconscientes no comportamento cotidiano. Tanto as sanções positivas como uma aumento de salário, uma medalha de honra ao mérito, uma palavra de gratidão, um tapinha nas costas e um sorriso, como as sanções negativas, multas, ameaças, prisão, beliscão, ou um olhar de desprezo são utilizadas para fazer com que haja uma conformidade com as normas.
Símbolos são definidos como qualquer coisa que carrega um significado particular reconhecido pelas pessoas que compartilham uma determinada cultura. Um mesmo objeto pode simbolizar sentimentos diferentes. Um saiote na cultura escocesa é símbolo de masculinidade, o mesmo saiote na cultura brasileira tem o significado diferente – feminilidade.
O idioma é um elemento-chave na cultura. Considerando que outros animais se comunicam por sinais (sons e gestos cujos significados são fixos), os humanos se comunicam por meio de símbolos (sons e gestos cujos significados dependem compreensões compartilhadas). Podem ser combinadas palavras de modos diferentes para carregar um número ilimitado de mensagens, não só sobre o aqui e agora, mas também sobre o passado e o futuro. O idioma é um sistema de símbolos que permitem que os membros de uma sociedade comuniquem-se uns com os outros.
A tecnologia estabelece um parâmetro para a cultura e não se influencia como as pessoas trabalham, mas também como eles socializam e pensa sobre o mundo real, uma cidade grande como São Paulo pode ser tão fantástico como um parque de diversões para uma criança.
1.1. Significados de individuo e sociedade
Se realizarmos uma pesquisa sobre a história humana desde os tempos mais remotos, verificaremos que o homem sempre viveu em grupos.
A própria existência fora do grupo e de difícil aceitação para o ser humano.
Podemos
...