AVALIAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA
Casos: AVALIAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 20/4/2014 • 925 Palavras (4 Páginas) • 1.448 Visualizações
Avaliação do Projeto – Serviço Social
1. Título do Projeto:
“Jovem Mirim Empreendedor”
2. Período de realização:
-
3. Equipe do Projeto:
-
4. Objetivos propostos do Projeto:
Desenvolver juntos as crianças e adolescentes da instituição ações interventivas que auxiliem a inclusão dos mesmos no mercado de trabalho. Isso poderá ser estimulado e/ou incentivar a permanência na escola das crianças e dos os adolescentes.com a posterior conclusão do ensino médio; promover ações complementares; propiciar o acesso a cursos profissionalizantes, visando preparação para o mercado de trabalho. Conscientizando as crianças e adolescentes sobre o dever de estudar para ter um futuro promissor. Possibilitando o reconhecimento insíntreco entre baixa escolaridade e desemprego. Contribuindo com orientações ao segmento das crianças e adolescentes desses usuários no mercado de trabalho. Despertando o interesse pela escola, criando oportunidades para seu desenvolvimento, valorização e potencialidades escolares. Fazendo um trabalho preventivo e de compromisso com o fortalecimento das práticas educacionais, com a participação de toda a família, tornando-as sujeitos ativos do processo de formação escolar.
Sempre devemos orientar aos responsáveis destas crianças e adolescentes à importância da permanência para os jovens na escola, para que possam por seus próprios esforços lutar por uma melhor qualidade de vida. Com os eixos fundamentais do projeto e as ações interventivas, com a concepção de sociedade e aprendizagem, foram importantes para definir qual cidadão e qual modelo de sociedade desejam construir e, consequentemente a maneira de compreender e provocar a relação do ser humano com o conhecimento.
5. Instituições envolvidas:
- Prefeitura Municipal, Industrias e Comércio Geral;
6. Objetivos alcançados:
Os grupos compostos por crianças e adolescentes puderam refletir sua condição de vulnerabilidade social e sobre as relações de poder e dominação que mantém a exclusão, visando busca da transformação da realidade cotidiana, a partir de um contexto de refletividade, sobre a importância da escola do aprendizado de forma geral.
Creio que o objetivo do projeto de intervenção tenha sido alcançado nas atividades propostas. A conscientização só pode acontecer a partir do momento em que se pode refletir politicamente, para que a partir daí mudanças possam ocorrer. Então, o primeiro passo foi dado, pois os grupos (crianças e adolescentes) permitiram-se em discutir e refletir, ao seu modo, sobre suas relações interpessoais e coletivas. Onde se buscou favorecer a mudança, para que os próprios integrantes dos grupos reconhecessem as estruturas sociais nas quais estão inseridos, se conscientizando em busca de transformações de suas realidades pessoais e sociais.
7. Dificuldades encontradas para a realização do projeto:
A dificuldade encontrada será basicamente a falta de experiência nos aspectos profissionais, justificado pelo não contato com o mercado de trabalho. Pois este seu primeiro contato na pratica é bem diferente com relação à teoria. Observei isso no desenvolvimento do projeto, porém estes obstáculos são superados pela boa vontade de todos os interessados, sendo maioria.
8. Atividades desenvolvidas (elencar as atividades realizadas durante a execução do projeto e o Gráfico de Gantt com período de execução):
Ações
Abril
Maio
Junho
Planejamento das Atividades
X
X
X
Entrevistas com os responsáveis
X
X
Slides/Filmes (Ações Socioeducativas)
X
X
Orientações/Acompanhamentos Individuais
X
X
Palestras
X
X
Avaliação e Elaboração de Relatórios
X
X
9. Metodologia desenvolvida (indicar os métodos e técnicas utilizadas para o alcance dos objetivos propostos):
- Estudo Social;
- Entrevistas com as famílias;
- Orientação e encaminhamentos;
- Informações;
- Comunicação e Defesa de Direitos;
- Promoção ao acesso à documentação pessoal;
- Elaboração de relatórios e/ou prontuários;
- Palestras;
10. Processo de avaliação (relacionar os indicadores de avaliação):
Foram realizadas visitas domiciliares, acompanhamentos escolares, observações, questionários, e debates entre os grupos de convivência crianças e adolescentes. Com acompanhamentos familiares visando prestar uma assistência educativa e assistencial no âmbito do domicílio. Através dela fizemos um levantamento e avaliação das condições socioeconômicas em que vivem as famílias. As ações socioeducativas foram uma das principais ações para a concretização do projeto, com um conjunto de atividades de grupos, campanhas, convivência e de desenvolvimento familiar. As palestras visaram o resgate das potencialidades das famílias, visando sempre seu desenvolvimento. Com orientações e acompanhamentos Individuais foram necessários quando o caso teve uma maior atenção, para que as soluções fossem asseguradas e a efetividade, e a qualidade da reinserção almejada. Creio que os objetivos apresentados foram de grande valia para o futuro das crianças e adolescentes.
11. Impacto social da ação do projeto (faça uma análise qualitativa desse item):
Observei a melhora na comunicação das crianças e adolescentes quanto as suas expectativas para o seu futuro profissional, a escolha da profissão ainda não é conhecida por todos. As palestras socioeducativas as quais foram promovidas para as crianças e os adolescentes tiveram grande valia, para promover uma melhora no relacionamento afetivo das mesmas inclusive no âmbito familiar e seu primeiro relacionamento ao mundo profissional, nosso maior interesse neste projeto
.
O interesse pelo acompanhamento da vida escolar dos filhos foi um dos assuntos abordados, mas que não vimos mudanças, a evasão escolar ainda persiste, e o grande índice de baixa frequência também, a necessidade em ter uma educação de qualidade para que o futuro profissional seja em sucedido não foi reconhecido pelos adolescentes.
A inclusão de projetos por parte da Legião Mirim, para beneficiar as crianças e adolescentes para conquista de independência financeira, foi de adesão geral. Isso porque a instituição sempre cobra de seus participantes legionários. Pois a sua participação é um dos itens de referencia para grandes oportunidades que surgiram em sua carreira na instituição.
12. Público Alvo: Previsto: Atendido: (quantidade de participantes):
Grupo de convivência das crianças e adolescentes, totalizando 78 legionários, todas atendidas plenamente.
13. Anexo (Lista de Participantes)
A coordenadora da instituição não autorizou, anexar a lista.
Observação:
________________________________Data: _____/________/2000.
Coordenador(a) do Projeto
...