Abordagens teóricas da sociologia na educação - Sociologia Max Weber
Resenha: Abordagens teóricas da sociologia na educação - Sociologia Max Weber. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vilma_ApS • 7/10/2014 • Resenha • 208 Palavras (1 Páginas) • 391 Visualizações
NOME: VILMA APARECIDA DA SILVA RA: 644228835
Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação
Aula-tema 03: Enfoques teóricos da Sociologia na Educação -
Sociologia de Max Weber
Atividade de Auto-Desenvolvimento
“A Sociologia weberiana e a Educação” - Alonso Bezerra de Carvalho
1) Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?
As críticas feitas tanto à Teoria Clássica como à Teoria das Relações Humanas revelaram a falta de uma teoria da organização sólida e abrangente e que servisse de orientação para o trabalho do administrador. Alguns estudiosos buscaram inspiração nas obras de Max Weber para essa nova teoria da organização.
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Administração por volta da década de 1940 À sociologia e a obra de Weber representam um importante contraste em relação ao pensamento e aos trabalhos de Comte e Durkheim. Entre outras coisas, ele criticava o que chamava de profecias científicas ou filosóficas que apontavam um progressivo melhoramento da humanidade, de modo que também se mostrava contra a especulação de leis, ao ressaltar que a Sociologia não deveria impor normas e nem ideais á ação prática.
...