Abuso Sexual
Dissertações: Abuso Sexual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: monroesf • 23/6/2014 • 2.194 Palavras (9 Páginas) • 459 Visualizações
O que o abuso Sexual?
Abuso sexual é a denominação legal para designar uma série de práticas sexuais onde há o desvirtuamento de alguns pressupostos necessários para sua ocorrência, tais como a falta de consentimento, ou uso da violência, física ou moral. O abuso sexual interessa ao Direito, pois configura crime, e ainda à Psicologia e Psiquiatria, como potencial causador de traumas emocionais. O abuso sexual ocorre geralmente com crianças e adolescentes, através de ameaças, violência física e, até através de convencimento. São diversas as artimanhas utilizadas pelos abusadores, alguns chegam a “pagar” crianças e adolescentes com balinha ou dinheiro para que em troca possam manter relações sexuais com a mesma.
As formas de abuso sexual são várias, o que irá variar, por exemplo, apenas tocar em certas partes do corpo, fazer certas carícias, sexo, ou apenas observar a pessoa se trocando de roupa ou tomando banho, e até mesmo praticar o que chamamos de exibicionismo, onde a pessoa expõe seus órgãos a suas vítimas. A maioria dos abusadores são pessoas de convívio familiar, pais, irmãos, tios, padrastos, padrinhos, entre outros.
Quais as Formas de Abuso Sexual
Existem varias categorias distintas de abuso sexual:
1. Pedofilia -
2. Estupro -
3. Assédio Sexual -
4. Exploração sexual profissional –
5. Abuso Infantil –
6. Trafico de pessoas para fins sexuais -
Pedofilia
A Pedofilia é um transtorno, onde a pessoa apresenta fantasia e excitação sexual intensa com crianças pré-púberes, efetivando na prática tais urgências, com sentimentos de angústia e sofrimento. O abuso ocorre em todas as classes sociais, raças e níveis educacionais.
A grande maioria de abusadores é de homens, mas suspeita que o caso de mulheres abusadoras venha crescendo muito nos últimos anos.
Existem Quatro faixas etárias de abusadores:
1- Jovens até 18 anos de idade, que aprendem sexo com suas vítimas
2- Adultos de 35 a 45 anos de idade que molestam seus filhos ou os de seus amigos ou vizinhos
3- Pessoas com mais de 55 anos de idade que sofreram algum estresse ou alguma perda por morte ou separação, ou mesmo com alguma doença que afete o Sistema Nervoso Central
4- E aqueles que não importam a idade, ou seja, aqueles que sempre foram abusadores por toda uma vida
As causas do abuso são variáveis. O molestador geralmente justifica seus atos, que está ofertando oportunidades à criança de desenvolver-se no sexo, ser especial e saudável, inclusive praticando sexo com a permissão desta.
Quando ocorre dentro do seio familiar (o abusador é o pai ou padrasto, por exemplo), Normalmente interna-se a criança para sua proteção, e toda uma equipe trabalha com o clareamento da situação. Por vezes, a criança é também espancada e deve ser tratada fisicamente. A família se divide entre os que acusam o abusador e os que acusam a vítima, culpando esta última pela participação e provocação do abuso. O tratamento, então, é inicialmente direcionado para a intervenção em crise.
Estupro
O Estupro é constranger MULHER à conjunção carnal, mediante violência ou grave ameaça.
O estuprador é sempre homem e têm sentimentos odiosos em relação às mulheres, sentimentos de inadequação e insegurança em relação a seu desempenho sexual. Pode apresentar desvios sexuais como o sadismo ou anormalidades genéticas com tendências à agressividade.
A vítima normalmente tem uma tendência social de acusá-la direta ou indiretamente por ter provocado o estupro. Sente-se impotente até mesmo em delatar o estuprador, que muitas vezes é alguém já conhecido, sentindo-se muito culpada e temerosa de represálias. Muitas vezes, pode sentir que o estupro não foi um estupro, que foi uma atitude permitida por ela e de sua responsabilidade. Tal atitude dificulta o delato do crime. O sentimento de baixa auto-estima culpa vergonha, temor (fobias), tristeza e desmotivação são comuns.
O tratamento da vítima consiste em conscientizá-la de que o estupro foi um ataque sexual, um crime, envolvendo pessoa conhecida ou mesmo uma pessoa desconhecida com a qual a vítima possa ter marcado um encontro às escuras.
Assédio sexual
O Assédio Sexual inclui uma aproximação sexual não bem-vinda, uma solicitação de favores sexuais ou qualquer conduta física ou verbal de natureza sexual.
Existem leis que protegem as pessoas de preconceitos sexuais, tomando-se por base tais situações.
Existem dois tipos de molestamento:
1- Quando existe uma pressão sobre a vítima para esta prestar algum favor sexual ou se submeter de alguma forma por estar hierarquicamente abaixo ao molestador
2- Quando há uma pressão para a vítima sentir-se em um ambiente desagradável por ser de seu sexo específico. Por exemplo, uma mulher ser hostilizada ou não são bem-vinda por ser uma mulher em um determinado ambiente de trabalho, fazendo com que se sinta tão mal a ponto de ter de abandonar o emprego ou permanecer nele com sofrimento
O tratamento para essas vítimas consiste em ajudá-las a tomar medidas legais contra o molestador, treinando-as para identificar quando estão sendo submetidas a esse tipo de abuso.
Exploração sexual profissional
A Exploração Sexual Profissional ocorre quando há algum tipo de envolvimento sexual entre
...