Administração Financeira
Monografias: Administração Financeira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: EdineiaRocha • 12/8/2014 • 2.641 Palavras (11 Páginas) • 403 Visualizações
INTRODUÇÃO
O assunto de gestão financeira, nas empresas e de grande importância e juntamente a Contabilidade e a Administração são pontos essenciais , pois uma empresa pode ter produtos bons boa aceitação de mercado e ir a falência.
Mas se a empresa não tiver uma boa administração e um auxilio contábil bom ela pode chegar a falência, e a tomada de decisão tem que ser um foco de ajuda , assim contadores e administradores devem trabalhar em conjunto sendo que um esta relacionado ao outro
.
1 A evolução das Finanças Corporativas
Até a crise econômica mundial de 1929/1930, podemos dizer que as finanças trabalhavam sobre uma abordagem tradicional, voltada exclusivamente para os aspectos externos da empresa, priorizando as atividades de captação de recursos para a empresa.
Após a grande depressão de 1929/1930, os administradores financeiros viram-se forçados a buscar uma abordagem diferente nas finanças, muito mais preocupada com a busca pela solvência e liquidez das empresas, resultado da desconfiança latente dos investidores, com os prejuízos causados pela grande depressão. Isso fez com que as empresas necessitassem passar uma imagem de solidez financeira, com o objetivo de tranquilizar os investidores em relação aos recursos aplicados pelos mesmos.
A principal consequência dessa necessidade foi um enfoque muito grande na organização financeira interna, na criação de mecanismos de controle financeiro, baseados principalmente nas teorias administrativas preconizadas por Taylor, Fayol e Ford.
A partir da década de 40 até os anos 50, as finanças passaram a focar suas atividades com base nas decisões externas, estudando- as do ponto de vista do emprestador (investidor), sem dar maior destaque às decisões internas.A grande contribuição dessa época às finanças foi o desenvolvimento de dois conceitos financeiros utilizados até hoje: o retorno sobre os investimentos e o custo do capital.
A administração financeira passou a incluir em seu campo de estudo as questões relativas aos ativos e passivos dos balanços das empresas, tratando-os de forma muito mais abrangente.
Também, na década de 50, começa a surgir o que se chama, na atualidade, de a moderna teoria das finanças impulsionada pelas teorias de Modigliani e Miller, que abordam a irrelevância da estrutura de capitais e dividendos sobre o valor de mercado da empresa. Essas teorias foram, inclusive, laureadas com prêmios Nobel, em 1985 (Modigliani) e 1990 (Miller).
Na década de 90, tivemos outra grande evolução das finanças: a gestão de risco, através do desenvolvimento de instrumentos como derivativos, swaps, hedges, etc.
Outros modelos teóricos surgiram posteriormente, promovendo importantes contribuições ao estudo do risco em finanças como o Arbitrage Pricing Th eory (APT) e o modelo de opções de Black & Scholes. Assim, diante da crescente complexidade que o mercado vem apresentando, não basta o gestor financeiro ater-se apenas aos modelos teóricos de finanças, mas, também, é imperioso que o gestor desenvolva uma visão global da empresa e suas relações com seu meio.
A gestão financeira das empresas tem demonstrado, com o passar dos tempos, uma evolução significativa. De uma postura muito reativa no início dos tempos para uma postura muito mais proativa, procurando antecipar-se aos eventos e protegendo os interesses dos proprietários da empresa.
2 Administração Financeira
A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.
De acordo com Gitman (2000 p. 8) “O campo das finanças é amplo e dinâmico, e afeta diretamente a vida das pessoas e das organizações”, portanto podemos observar o quanto o conhecimento da Administração Financeira pode definir a posição de uma empresa perante seus concorrentes.
2.1 As principais funções da administração financeira são:
* Análise e planejamento financeiro: analisar os resultados financeiros e planejar ações necessárias para obter melhorias;
* A boa utilização dos recursos financeiros: analisar e negociar a captação dos recursos financeiros necessários, bem como a aplicação dos recursos financeiros disponíveis;
* Crédito e cobrança: analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar o recebimento dos créditos concedidos;
* Caixa: efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa;
* Contas a receber e a pagar: controlar as contas a receber relativas às vendas a prazo e contas a pagar relativas às compras a prazo, impostos e despesas operacionais;
As primeiras providências que a empresa deve tomar em relação às finanças são:
* Organizar os registros e conferir se todos os documentos estão sendo devidamente controlados;
*Acompanhar as contas a pagar e a receber, montando um fluxo de pagamentos e recebimentos;
* Controlar o movimento de caixa e os controles bancários;
* Classificar custos e despesas em fixos e variáveis;
*Definir a retirada dos sócios;
* Fazer previsão de vendas e de fluxo de caixa;
* Acompanhar a evolução do patrimônio da empresa, conhecer lucratividade e rentabilidade.
3 RELAÇÃO DA CONTABILIDADE COM A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
O contador tem a função precípua de trabalhar os índices espelhados pela contabilidade e servir como um consultor nos assuntos financeiros (Controller). No entanto, uma diferença básica entre ambos, está no fato de como tratam as entradas e saídas de recursos nas empresas, principalmente através dos regimes de
...