Administração Financeira
Trabalho Escolar: Administração Financeira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: crmone • 7/9/2014 • 350 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
Introdução:
Administrar = Planejar, Organizar, Dirigir, Controlar e Negociar.
Finanças = Aplicação de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza ou o valor total de um negócio.
Orçamento = Cálculo prévio das receitas e despesas.
Administrador como agente objetivo principal: conseguir o valor mais alto possível para cada ação pertencente aos acionistas da empresa.
Conhecimento de finanças não deve se restringir aos administradores.
Políticas conflitantes:
Os agentes devem adotar políticas de investimentos que minimizem os riscos.
Às vezes negligenciam boas oportunidades com níveis de riscos aceitáveis.
Acionistas querem retorno imediato – curto prazo. Lucros altos podem ser obtidos num curto prazo, bastando para isto “aparar arestas”, ou seja, os administradores podem deixar de fora certas despesas, diferir os elevados custos efetivos de um equipamento e, também, despedir seus funcionários mais produtivos e com salários elevados.
A maximização da riqueza da empresa é objetivo de longo prazo. Demanda maiores investimentos com maiores riscos.
(As empresas são organismos sociais – devem servir a sociedade; pessoas físicas aplicam na poupança).
Tomada de decisão:
Todos os consumidores sabem que podem comprar produtos mais baratos quando a demanda cai.
Os agentes devem saber o momento de diminuir ou aumentar a oferta, diminuir ou aumentar a produção, diminuir ou aumentar o preço do produto etc.
Decisão de investir ou não deve ser justificável. Devem ser avaliadas as tendências de: taxas de juros, inflação, mudanças econômicas, situação do mercado financeiro etc.
Contabilidade:
As peças contábeis fornecem importantes ferramentas para o administrador que procura controlar e entender os fatores externos e as políticas internas que influenciam os fluxos de caixa da empresa.
Estatística:
Ajuda a detectar quando é aguardado uma mudança nas atividades econômicas, quando é melhor aplicar ou captar recursos, refinanciar uma dívida, aumentar o capital de giro, expandir a capacidade etc.
Globalização da empresa
Interdependência financeira:
• Em razão da crescente interdependência entre negócios de vários países, está se tornando mais difícil para as corporações se isolarem dos fracassos financeiros de outros países.
• Com as crescentes ligações entre as instituições financeiras internacionais, constatam-se enormes movimentos de capitais em períodos de crise.
Desafios da tomada de decisão:
• O que funciona no mercado interno pode não funcionar
...