TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Das Demonstrações Financeiras

Dissertações: Analise Das Demonstrações Financeiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  3.488 Palavras (14 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

INTRODUÇÃO 1

RELATÓRIO FINAL 1

Objetivo do Desafio 1

Base Conceitual 1

Definição de Capital ou Principal 2

Definição de juros 2

Regime de Juros Simples: 3

Regime de Juros Compostos: 3

Montante 3

Série Periódica Constante Postecipada: 5

Um Caso a Parte das Séries Antecipadas 6

Série Perpétua 6

Séries Diferidas 6

Séries Variáveis 6

Séries não Periódicas 6

Taxa Efetiva 9

Taxa Nominal 10

Taxas equivalentes a juros compostos 10

SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO DE EMPRESTIMOS 12

Sistema de Amortização Convencional 13

Sistema de Amortização Crescente (SACRE) 13

Sistema de Amortização Constante (SAC) 13

Sistema de Amortização Francês (PRICE) 13

RESULTADO DO DESAFIO 17

CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como principal objetivo responder a: “Qual a quantia aproximada que Marcelo e Ana deverão gastar, para que consigam criar seu filho, do nascimento até a idade em que ele terminará a faculdade?” Para respondermos o desafio proposto, foi necessário aplicarmos o conhecimento teórico que adquirimos ao longo do semestre nas aulas de Matemática Financeira, sendo indispensável à compreensão de conceitos utilizados nos regimes de capitalização a juros simples e compostos, bem como o manuseio de instrumentos programáveis auxiliares na resolução de cálculos financeiros como o Excel e a calculadora HP 12c.

Adquirimos competências e habilidades através do trabalho em equipe, responsabilidade e espírito científico, necessários para formação profissional como Contadores. Analisando as informações obtidas e refletindo para tomada de decisões quanto ao investimento e desinvestimento financeiro.

Foi possível consolidar, tornando mais estável, os princípios aplicados em sequência de pagamentos uniformes postecipados e antecipados, taxas equivalentes, amortização de empréstimos e noções sobre inflação. Além de compreender a elaboração de planilhas dos sistemas de amortização SAC e PRICE utilizando o software Excel.

Comprometidas e empenhadas na realização da atividade proposta, demonstramos relatórios elaborados a partir dos dados disponíveis embasados em nosso parecer teórico, considerando o conhecimento desenvolvido com a resolução de exercícios, praticados infatigavelmente.

RELATÓRIO FINAL

Objetivo do Desafio

Encontrar o valor aproximado que será gasto por Marcelo e Ana para que a vida de seu filho seja bem assistida, do nascimento até o término da faculdade.

Base Conceitual

A Matemática Financeira é a área da matemática que aplica seus conceitos no estudo da variação do dinheiro ao longo do tempo. Sua origem está intimamente ligada a dos regimes econômicos, o surgimento do crédito e do sistema financeiro.

Todo o desenvolvimento está ligado à utilidade do dinheiro, que gera dinheiro, ao contrário de sua simples propriedade, que por si só não apresenta rendimento.

Tem como base corpo de conhecimento que estuda a mudança de valor do dinheiro com o decurso de tempo; para isso cria modelos que permitem avaliar e comparar o valor do dinheiro em diversos pontos do tempo.

O campo de utilização dessa disciplina é bastante amplo e suas técnicas são necessárias em operações de financiamento de qualquer natureza. Como, crédito a pessoas físicas e empresas, financiamentos habitacionais, crédito direto ao consumidor e outras. Também são necessárias em operações de investimentos imobiliários nos mercados de capitais. Em ambas as situações, é o uso dessas técnicas que permite conhecer o custo e o retorno dessas operações, permitindo tomadas de decisão mais racionais; são elas também que permitem determinar o valor das prestações devidas pelas transações efetuadas em parcelas. No mundo dos negócios, seu conhecimento é absolutamente imprescindível, uma vez que os custos dos financiamentos dados e recebidos são peças centrais do sucesso empresarial.

Chamamos de capitalização o processo de aplicação de uma taxa de juros sobre um capital, resultando de um juro e, por conseguinte de um montante. Quando queremos saber qual o valor de um montante, estamos querendo saber o resultado da capitalização do valor atual.

A descapitalização, por outro lado, corresponde a operação inversa, sabemos o valor do montante e queremos saber o valor atual. Fazemos descapitalização quando queremos saber, por exemplo, o quanto precisamos investir hoje em um determinado regime de capitalização, durante um determinado número de períodos, para ter numa data futura um determinado montante.

Definição de Capital ou Principal

É o valor de uma quantia em dinheiro "na data zero", ou seja, no início de uma aplicação. Capital pode ser o dinheiro investido em uma atividade econômica, o valor financiado de um bem, ou de um empréstimo tomado. É o valor de um ativo representado por moeda e/ou direitos passíveis de uma expressão monetária, no início de uma operação financeira.

Capital pode ser resentado por várias siglas e sinônimos: C (de Capital); P (de Principal); VP (de Valor Presente); PV (de Present Value); C (Capital Inicial).

Definição de juros

Representa a remuneração paga pelo uso do dinheiro. Pode ser tanto o rendimento de uma aplicação quanto o juro a ser pago em um financiamento. Diferencia-se do capital porque resulta da aplicação financeira, enquanto o capital é o motivo da aplicação financeira. Os Juros sempre são expressos em unidades monetárias, e representam o montante financeiro referente a uma aplicação.

Juro (J) é o valor da remuneração do capital acordado entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com