Analise Sociológica Baseada no Filme Minha Vida em Cor de Rosa
Por: jojozinha. • 14/3/2019 • Seminário • 688 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
UNIVERSIDADE PONTIFÍCIA CATÓLICA DE MINAS GERAIS PUC MINAS
Curso de Psicologia
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO FILME MINHA VIDA EM COR DE ROSA
Ana Luiza Meireles
Joana Nasser Aguiar de Oliveira
Lavínia Silva Machado
Belo Horizonte
21 de Novembro de 2018
UNIVERSIDADE PONTIFÍCIA CATÓLICA DE MINAS GERAIS PUC MINAS
Curso de Psicologia
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO FILME MINHA VIDA EM COR DE ROSA
Trabalho de sociologia apresentado à professora Angela Maria. Este trabalho se trata de uma analise sociológica baseada no filme Minha Vida em Cor de Rosa
Belo Horizonte
21 de Novembro de 2018
- Explique os conceitos abaixo e exemplifique-os com passagens do filme:
- Controle Social
Controle social consiste, nos vários meios usados por uma sociedade para “enquadrar" seus membros recalcitantes. Nenhuma sociedade existe sem controle social . O controle pode se r por meio da violência, do controle econômico. Também pode se dar por meio do isolamento social, além da pressão psicológica familiar. Um exemplo presente no filme é a pressão familiar. Não sabendo lidar com o comportamento de Ludovic, levam-no para um psiquiatra. Segundo Peter Berger, a taxação de louco ou doente mental é uma forma de exclusão dos desajustados sociais.
- Mobilidade Social
Mobilidade social significa que a posição social não é fixa, que as pessoas podem mudar sua situação econômica durante a vida, para pior ou para melhor. Quando o pai de Ludovic é demitido, a família muda de bairro, simbolizando uma mudança de posição social e de estilo de vida.
- Estratificação Social
Estratificação Social refere-se ao fato de que toda sociedade compõe-se de níveis inter-relacionados em termos de ascendência e subordinação, seja em poder, privilégio ou prestígio. Em outras palavras, todas as sociedades possui um sistema hierárquico, uns estão em posições superiores, outros em posições inferiores. Não necessariamente, quem tem poder terá prestígio e privilégio, e vice-versa. Podemos ver esse conceito no filme nas duas famílias protagonistas, onde uma é economicamente inferior à outra. A família economicamente superior tem poder sobre a inferior, tanto que demite o pai da família pelo simples fato de não desejar que seus filhos tenham proximidade.
- Socialização
Socialização é o processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade e é a imposição de padrões sociais à conduta individual. É vista principalmente como uma série de controles exercidos de fora e apoiada por algum sistema de recompensas e castigos. Pode ser considerada uma parte essencial do processo de humanização integral e plena realização do potencial do indivíduo. A linguagem, o pensamento e a reflexão, por exemplo, são um dos veículos primordiais da socialização. Vemos no filme, a situação de Ludovic: ele tem atração por meninos e quer se vestir como uma menina. Porém, a família e a vizinhança impõem os seus princípios ignorando a vontade do garoto. Para poder fazer parte daquela sociedade, Ludovic reprime suas vontades, se veste e faz gestos de meninos e brinca com objetos previamente impostos pela sociedade como brinquedos de garotos.
...