Antropologia cultural
Por: matheushoc • 11/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 994 Palavras (4 Páginas) • 546 Visualizações
1º TRABALHO TUTORIAL - ANTROPOLOGIA CULTURAL
A antropologia é a ciência que estuda o homem, seus trabalho e suas diversas realidades. A Antropologia leva em conta todos os aspectos da existência humana, biológica, cultural, passado e presente. É também uma disciplina científica especializada no homem como um todo considerando a vida como uma corrente contínua.
A Antropologia foi dividida em 4 períodos históricos: A formação, que é o período que começa com a própria cultura da humanidade, com a produção do pensamento humano voltada para a explicação e compreensão da existência do homem no universo. Pode-se dizer que todas as manifestações culturais do homem através dos tempos apresentam-se como contribuições para a constituição da antropologia.
O segundo período foi a Convergência, que são as formulações sobre a sociedade e a cultura surgidas na Europa unidas em três objetivos evolucionistas: Origem, idade e mudança. Esse período foi marcado pelos impulsos que es estenderam até quase o final do século XIX conseguindo sua unidade. Ocorreu uma preocupação de proteger os primitivos da sanha imperialista que até então não tinham sido vítimas.
O terceiro período foi o período de Construção, que foi o período onde o evolucionismo alcançou seu apogeu como teoria. Desse período que nasceu a moderna antropologia. Seu fundador, Sir Edward Taylor publicou seu livro “Primitive Culture” onde usando o método comparativo buscou mostrar a evolução pela qual a religião passou através dos tempos e como distinguiu a cultura de raça. Propôs o evolucionismo cultural. Tratou o fenômeno cultural como fenômeno humano oriundo da espécie humana. Apresentou também a cultura como objeto antropológico, sistematizando tanto no seu objeto como no seu método. Obteve-se realce à arqueologia e paleontologia.
O quarto período foi o período da Crítica, onde podemos ver diversas que esse período promoveu, vejamos abaixo:
- Os cânones iniciais da antropologia foram criticados.
- Novas abordagens foram propostas.
- Houve um avanço nas outras ciências e nos meios de comunicação.
- permitindo a divulgação das idéias e estudos antropológicos.
- Antropologia passou a ser disciplina obrigatória nas universidades.
- Reformulação de suas idéias já que seu objeto de estudo até então eram os povos primitivos. Perigo de extinção.
- A realidade sócio-cultural é analisada pelas diversas ciências.
- Antropologia envolve-se com os movimentos nacionalistas da África, latino-américa e outros.
- Descobre a ETNOGRAFIA como seu eixo impulsionador. Escola Americana ou Difusionismo. Método histórico cultural. Franz Boas
- A pesquisa de campo (Malinowsky) foi o coroamento da formação do antropólogo.
- Escola Funcionalista de Malinowsky.
- Escola Estruturalista de Lévi-Strauss.
- Novos Estudos: culturas do terceiro mundo, aculturação, difusão e emeios de comunicação sofisticados, estudos de antropologia urbana, folclore, etc.
A relação da Antropologia com as demais ciências, mesmo que sejam parecidas, é que ela pode ser incluída tanto nas ciências naturais como nas ciências humanas e sociais. E também ocorre uma distinção: o objetivo que nutre de estudar o homem como um todo.
Com tantas abordagens a fazer sobre o homem como um todo, a antropologia se dividiu em duas: Antropologia Física e Antropologia Cultural. A Antropologia Física é o ramo da antropologia que se preocupa com os aspectos físicos do homem, como sua natureza e evolução. O antropólogo tenta descobrir como se formaram as semelhanças e diferenças entre os grupos. Os fatores responsáveis pelas diferenciações são chamados de fatores geoclimatobotânicos, das quais sugerem características próprias para cada grupo de indivíduos. E a Antropologia Cultural é a parte da antropologia que se preocupa com as manifestações culturais do homem, abrangendo aspectos arqueológicos, etnológicos e linguísticos. Segundo este ramo, tudo o que um determinado grupo aprendeu a fazer, incluindo seu modo de vida, é considerado cultura. O papel do antropólogo é compreender as especificidades da natureza humana e suas manifestações.
...