Análise crítica do programa
Tese: Análise crítica do programa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2301Manu • 1/12/2014 • Tese • 714 Palavras (3 Páginas) • 328 Visualizações
Introdução:
- Nome do programa: A Fazenda
- Canal: 7 (Rede Record)
- Gênero (novela, seriado, etc.): Reality Show
- Sinopse: Trata-se de um programa de entretenimento, chamado de “Reality Show” pois envolve pessoas famosas, confinadas em uma fazenda em Itu agindo como pessoas normais, é um programa que está no ar, na rede Record de televisão (canal 7) exibido às 22h30’.
Análise crítica do programa
Assim como o BBB, o programa A Fazenda também envolve um número de pessoas confinadas dentro de uma casa, a diferença de um para o outro, é que na fazenda, as pessoas que lá estão são “celebridades”, pessoas que já tem um número de seguidores fiéis, graças ao poder da mídia. Analisando pelo lado da cultura, a população gosta deste tipo de programa, mesmo sabendo que é tudo ensaiado, cada acontecimento dentro da fazenda já foi premeditado, e assim como no BBB, todos ali, seguem o roteiro, e a produção sabe do que o povo brasileiro gosta de ver, como por exemplo, intrigas, discussões, bate boca, casais apaixonados, é tudo o que a população gosta de comentar sobre esses tipos de programas, a produção através da cultura midiática eleva o nível do ibope desse programa, fazendo com que cada participante faça exatamente o que está no roteiro. É um tipo de programa que diz que vai premiar um ganhador com um valor de R$ 2.000.000,00, mas que na verdade, a produção já sabe quem vai ficar com essa bolada.
A cada semana é feita uma votação para eliminação de um participante e também para aquele (a) que será o “fazendeiro” da semana, acredito que ali todos já sabem até que período ficarão na fazenda, pois certamente já está no roteiro. Esse programa já protagonizou cenas de desrespeito à pessoa mais velha, cenas de racismo e preconceito, cenas de humilhação ao próximo, ou seja, é um tipo de programa que não traz nenhuma edificação para o público que o assiste, não ensina nada, é pobre de conteúdo, mas o pior disso tudo, é que a população dá ibope pra esse tipo de programa, mostrando assim o nível da intelectualidade do povo brasileiro. Embora na minha opinião, esse programa seja só mais um produto criado para entreter o povo, para a população brasileira é considerado um programa cultural, pois lá existem pessoas de todos os gêneros, há homossexuais, há modelos, há músicos, e até socialite, onde muitas cenas são editadas pela produção, indo ao ar somente aquilo que traz indignação, e até mesmo um desconforto, fazendo com que os telespectadores tenham o seu participante favorito, e o defendam, achando que tal participante é um coitado, perseguido, injustiçado, esse, que está na mira da edição, com certeza, será o ganhador, pois é desta forma que a produção do programa hipnotiza seus telespectadores. Com isso, o programa A Fazenda, entra na briga pela audiência, e chega a ter picos, quando deixa ir ao ar, aquelas cenas de maiores brigas e mal tratos, que há dentro da casa. Entre assistir um programa como esse na TV aberta, e assistir um documentário em um canal da TV fechada, eu fico com o documentário!
Conclusão
Conclui-se então, que o programa “A Fazenda”, é tão ensaiado
...