Análise crítica do programa "Esquenta"
Resenha: Análise crítica do programa "Esquenta". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andressamfreitas • 28/10/2014 • Resenha • 251 Palavras (2 Páginas) • 356 Visualizações
Análise crítica do programa
O programa televisivo ‘’ Esquenta” é um programa dominical, apresentado por Regina Casé, exibido atualmente no início das tardes de domingo. Tem uma proposta de criar uma aproximação entre artistas e a população de menor poder econômico, assim colocando a cultura destes na maior vitrine do pais a emissora Rede Globo. É um programa com uma versão barulhenta e colorida de velhos costumes, em um primeiro olhar parece uma grande festa na periferia, na qual as gírias, danças e modas de regiões com baixa renda e criminalidade muito alta, são irradiadas para todo o pais pela tela da tv.
É um programa mais conservador da televisão brasileira, ele traz um maior percentual de negros na TV aberta, esse é o ponto onde o programa mostra que quem comanda ali são os negros e pardos. Com sorrisos no rosto, com penteados e cortes de cabelo extravagantes mais sempre felizes.
É claro ver uma tentativa de reduzir o preconceito em relação as “comunidades” dos morros e de áreas mais carentes das cidades brasileiras, mais por outro lado parece que há uma naturalização velada da pobreza, pois ao mesmo tempo que o programa tenta reduzir a discriminação, pode estar criando um sentimento de satisfação da vida cotidiana deles, é ai que entra o preconceito de muitas pessoas em relação a exibição do programa.
Portanto o programa mostra de forma diferente tudo que se vê em canais fechados sobre o preconceito de comunidades de baixa renda, é muito diferente do que se vem em telejornais.
...