Análise de vídeo Red BMW
Resenha: Análise de vídeo Red BMW. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luzfe • 3/10/2014 • Resenha • 3.234 Palavras (13 Páginas) • 237 Visualizações
RESUMO:
Este Trabalho mostra a realidade de muita gente no Brasil, é muito difícil no mundo de hoje ganhamos alguma coisa e quando ganha ocorre uma situação assim, como uma pessoa que nunca dirigiu na sua vida de repente ganha uma BMW nova e não saber nem tira do lugar, e durante dois anos ele não pode vender. Ela só serve pra mostra pro amigos e vizinhança e o tempo acaba, mais a família humilde acaba achando uma serventia para a BMW. E com isso vamos mostra um pouco da desigualdade social, matizadas pela pobreza torna-se um obstáculo para o desenvolvimento do ser humano. Essa realidade esta ao nosso lado, no bairro, no município, estado. O Brasil não é um país pobre, mas é injusto e desigual com elevada concentração de renda para poucos. Essas desigualdades têm caráter histórico cultural e não somente econômicos. Como objetivo contribuir para a compreensão do processo de constituição e desenvolvimento das Políticas Sociais na sociedade capitalista contemporânea particularizando, o caso brasileiro e as políticas de natureza sócio-assistencial, que impulsionadas pela constituição de 1988 vem alcançando centralidade na agenda social do país, desta forma este texto tem como objetivo abordar o processo de participação da sociedade, no âmbito das políticas sociais, no que tange à formulação, gestão e implementação e controle das políticas sociais, apontando características, potencialidades e tensões. Faremos analise de um vídeo: BMW vermelho, que mostra como uma família pobre recebe de presente um carro e o que poderia ser motivo de felicidade se torna motivo de transtornos, sequer pode ser usado como deveria ser, em contrapartida de forma humorada, a família se vê fazendo adaptações de acordo com suas necessidades, apesar de todas as dificuldades e circunstâncias que acontecem. Como falamos jeitinho Brasileiro de ser ele acha uma serventia para sua BMW.
Palavras-chaves: Desigualdade Social
Introdução:
Imagina você ganha uma BMW nova do nada, e sua casa esta precisando de uma reforma, e você nem saber dirige e não pode desfazer deste
carro por dois anos. O impacto causado pela recém-chegada de uma BMW vermelha “novinha em folha” em uma comunidade pobre, onde nenhum membro da família premiada sabe dirigir e muito menos dispõe de renda suficiente para mantê-la. O filme se passa numa favela em São Paulo, um lugar muito pobre onde as condições de vida não são boas e a desigualdade é claramente notada. O simples fato de o carro estar estacionado na comunidade causa ibope para que os que vivem lá e isso são possíveis de se notar nas cenas, observa-se também o grau de conhecimento dos moradores que é muitíssimo baixo, pois Odilon não fazia idéia do que era um BMW, por isso não fez muita questão quando o ganhou. O que será que passou na cabeça do senhor? A maioria de nós, não. É disso nós temos certeza. É só olhar para as coisas ai fora para se concretizar isso. Tudo não estaria a tanto tempo girando no mesmo lugar, os problemas sociais não seriam o mesmo,o desânimo não seria o mesmo, se nós não fôssemos os mesmos.
Colocaram-se no lugar dele ele deve estar inquieto neste momento, já se fazendo um próprio questionamento: como mudar? Por onde eu começo? O que eu posso fazer para as coisas melhorarem? E em seguida a este questionamento, deve estar vindo um grande desânimo dentro dele, porque ele esta pensando grande e não está se sentindo suficientemente grande e poderosa para mexer em alguma coisa. Com a decisão do senhor Otavio de venda sua casa e morra em seu carro, não foi a mais certa. Teria tanta solução pra essa família com casa do governo, bolsa família, bolsa escola, teria muita coisa que mudaria a decisão dessa família, mais onde estava às pessoas que poderia orienta essa família, porque sabemos que a falta de informação e muita para as famílias mesmo favorecidas. A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos. O vídeo nos mostra, a dura realidade de uma questão social que merece ser combatida diariamente: a desigualdade social. É um fator complexo e exige envolvimento de vários setores da sociedade. Torna-se fundamental que se exercite a “alteridade” ou seja abrir-se ao outro e as suas dificuldades e diante da reconhecimento da diferença encontrarmos formas de enfrentamento das adversidades do cotidiano.Só assim poderemos caminhar para construir novas possibilidade e um novo caminho. É necessário a criação de programas e projetos para auxiliar os menos favorecidos e também auxiliar e orientar esta porção tão necessitada de clareza para buscar também, mudanças políticas. Reduzir a desigualdade por razões morais, implementação de políticas eficazes tem reforçado a vida do crescimento para alimentar a dinâmica econômica e social do país definindo uma estratégia que confira prioridade à redução da desigualdade na formação e distribuição de oportunidades um modelo formal resumido educacional gerando desigualdade de poder político. A sociedade terá que lutar pelos direitos de igualdade. Cobrar dos políticos, aqueles homens que elegemos um dia em dia de eleição, podemos ajudar a combater a corrupção, fiscalizando mais, pois nem mesmo sabemos em quem votamos. Os direitos básicos são garantidos quando se vive com dignidade, moradia, boa alimentação, educação. O foco da vida dessas pessoas e de toda a comunidade em que vivem passou a ser o carro, foi ele que os “socorreu” quando a chuva alagou suas casas, ajudando inclusive outras famílias.
Esse contraste do que a sociedade nos impõe e do que conseguimos viver fica claro quando o carro vai
...