Aps- A Origem De Antropos
Pesquisas Acadêmicas: Aps- A Origem De Antropos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dayasantos • 22/10/2014 • 1.007 Palavras (5 Páginas) • 489 Visualizações
As ORIGENS DOS ANTROPOS
D*
A Antropologia e o estudo da Cultura- Homem e Sociedade - Prof.ª Andrea
Mesmo com o passar dos anos, a pergunta ainda persiste em nosso cotidiano : Quem somos nós ?
O homem se vê diferenciado dos demais seres em termos qualitativos, por ser constituído de uma natureza especial (razão). Por muito tempo convivemos com o conceito de sermos a imagem e semelhança de Deus; mas há outros povos com suas crenças em seres místicos e heróis civilizadores. Esse é o tipo de crença chamado Criacionismo.
Com esta fé, onde Deus não apenas fez semelhante a Ele, como também deu o poder de domínio sobre os outros seres vivos no planeta. E isso é vivenciado até os dias atuais. Contudo surgiu a teoria assustadora de Darwin, onde pregava que seríamos uma evolução de um Primata. Houve rejeição nesta teoria, ignoraram e criticaram; mas por sua vez, a ciência conseguiu provar ser verídico o pensamento de Darwin.
Houve uma aceitação, mas ainda assim afirmando que a evolução existiu, continuando a superioridade sobre os animais. Esta superioridade deve-se ao resultado cultural em que foi socializado; um reflexo do conhecimento e experiência de diversas gerações que o antecederam, a chamada Cultura, que pode ser desde crenças, leis à qualquer outra capacidade.
O homem pode comunicar seus ideais aos outros homens e transmiti-los para seus descendentes como herança. Além da comunicação é capaz de construir instrumentos que colaboram com o desenvolvimento do meio em que vive. Sendo assim, a cultura trona-se o requisito mais importante na vida de um homem. Define seu comportamento e suas realizações.
Cada indivíduo faz parte de um núcleo, onde é ditado o conceito de certo e errado, o feio e o bonito, trazendo com isso muitas vezes conflitos. Por exemplo: a carne bovina em certas regiões é bem aceita para alimentação local, porém em outras regiões, como na Índia o animal é idolatrado e jamais será usado na alimentação dos habitantes.
Outro fator muito conhecido é os padrões de beleza, por ser uma tanto unânime, mulheres e homens recorrem a cirurgias plásticas, regimes entre outros para serem ‘’aceitos ‘’ dentro da cultura local, dos costumes impostos há gerações. Quando deparam com o diferente, tendem a rejeitar. Isso prova que o homem vivendo sob determinada cultura, pode renovar os costumes de outra pessoa. Considerando o seu modo de vida o mais correto e natural, gerando o então Etnocentrismo, e causando grandes conflitos.
Há também a herança genética, mas não podemos afirmar, por exemplo, que um filho de alcoólatra possa ser alcoólatra também. O ser humano é uma espécie moldável e criativo, em cada grupo há experiências compartilhadas, soluções criadas, constituindo assim uma coisa única: a sua cultura.
As ORIGENS DOS ANTROPOS
A Antropologia e o estudo da Cultura- Homem e Sociedade - Prof.ª Andrea
Mesmo com o passar dos anos, a pergunta ainda persiste em nosso cotidiano : Quem somos nós ?
O homem se vê diferenciado dos demais seres em termos qualitativos, por ser constituído de uma natureza especial (razão). Por muito tempo convivemos com o conceito de sermos a imagem
...