As Formas de Dominação
Por: Lisane Ullrich • 20/4/2017 • Trabalho acadêmico • 570 Palavras (3 Páginas) • 339 Visualizações
Na obra de Max Weber ele teve como objetivo entender porque a sociedade aceita ser dominada. As dominações podem ser de cunho econômico, cultural, por parte de costumes e por religião.
A dominação se define na probabilidade de encontrar obediência na dominação do seu semelhante, para Weber a dominação para ser legitima é precisa convencer o outro que aquilo é o certo e o melhor. Para Weber a três tipos de dominação são: a carismática, a tradicional e a legal:
A dominação Carismática se da pelo pensamento que o líder tem qualidades excepcionais, ele possui dons admiráveis, as pessoas acreditam que o líder tem poder de puxar a frente e que eles têm que o seguir sempre.
Podemos dizer que a dominação carismática não é feita por um poder estatal, as pessoas obedecem ao seu líder, à administração não é regida por regras do estado, elas vêem do poder irracional, melhor dizendo são regidas por comando do líder.
A dominação carismática somente acaba quando o líder morre, daí pode ser implantada uma dominação por leis.
A dominação legal é aquela seguida pelas leis, mesmo que a sociedade acredita que as leis não são corretas, mas como todo mundo segue tenho que seguir, se sair da lei posso ser punido e então a melhor forma é seguir elas.
Podemos ver que Weber cita algumas idéias que baseada na dominação legal. Vemos que ele diz que a dominação feita, por exemplo, por um presidente é de modo racional, porque se ele esta lá é porque foi eleito e que resta aos cidadãos é a obediência.
Ele fala também que em um emprego, há o empregado e o patrão. O empregado é submetido a regras, a funções, mas fora deste horário de trabalho ele é livre e não deve ser submetido a regras da empresa.
Segundo Max Weber:
“A administração puramente burocrática, portanto, a administração burocrático-monocrático mediante documentação, considerada do ponto de vista formal, é, segundo toda experiência, a forma mais racional de exercício de dominação, porque nela se alcança tecnicamente o máximo de rendimento em virtude de precisão, continuidade, disciplina, rigor e confiabilidade - isto é calculabilidade tanto para o senhor quanto para os demais interessados, intensidade e extensibilidade dos serviços, e aplicabilidade formalmente universal a todas as espécies de tarefas”.
A dominação tradicional é aquela que a pessoa é submetida desde seu nascimento, que ela se convence que sempre foi assim, que seus antepassados sempre obedeceram, então ela deve obedecer também e sem questionar. Essa dominação pode ser encontrada na política, nas monarquias e até mesmo na religião.
As ordens são legitimadas de dois modos:
a) “em parte em virtude da tradição que determina inequivocamente o conteúdo das ordens, e da crença no sentido de alcance destas, cujo abalo por transgressão dos limites tradicionais poderia pôr em perigo a posição tradicional do próprio senhor b) “em parte em virtude do livre arbítrio do senhor, ao qual a tradição deixa espaço correspondente”.
Podemos dizer que a sociedade esta acostumado com isso, porque já vêem de varias gerações, como diz o nome é tradicional. A monarquia decide o que acha melhor para o povo, e os cidadãos obedecem sem questionar,
...