As Refraçoes Do Serviço Social
Tese: As Refraçoes Do Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stephanie86 • 4/11/2013 • Tese • 1.251 Palavras (6 Páginas) • 288 Visualizações
ATIVIDADE Interdisciplinar – Individual – 2°SEMESTRE
Enfrentamento da Questão Social na Contemporaneidade
Outubro/2013
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR – INDIVIDUAL 2º SEMESTRE
Refrações da questão social no passado extrapolando no contexto da atualidade.
Prof:Marcia Bastos,Giane Albiazzetti,Sergio Goes e Rosane Malvezzi
2013
Sumário
APRESENTAÇÃO................................................................................................01
INTRODUÇÃO.....................................................................................................02
Desenvolvimento---------------------------------------------------------------------------------03
Conclusão............................................................................................................06
Referências Bibliográficas..................................................................................07
APRESENTAÇÃO
A questão social é apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura,que tem uma raiz comum:a produção social é cada vez mais coletiva,o trabalho torna-se mais amplamente social,enquanto a apropriação de seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade(Iamamoto 2007).Vencer a fome e a miséria é tarefa de todos-Estado e sociedade-Mas a parte que cabe ao poder público Federal, estadual e municipal é intransferível.O serviço Social tem a função de atuar para propiciar e mobilizar a todos vontade, recursos, energia e competencia para melhorar as condiçoes de vida do povo mais pobre, eliminando a fome, a miséria e as desigualdades sociais.
Esse estudo nos faz refletir sobre as politicas públicas, sobre as questoes sociais do passado e do presente, sobre a evoluçao e atuaçao do Serviço Social e sobre a participaçao de cada um nessa engrenagem.
INTRODUÇÃO
A proposta aqui é relacionar o trabalho do serviço social, a questão social e a implantação das políticas sociais, particularmente a assistência social. Vale lembrar que um dos fatores a ser considerado na implantação das políticas públicas são as estratégias utilizadas nos diferentes períodos e gestões do governo federal, dada a necessidade da profissão de serviço social entender a si mesma sem se voltar apenas para sua história, mas de entender-se enquanto parte do processo histórico mais geral, do que é parte, faz-se nesse trabalho uma analise de alguns elementos centrais que permeiam tanto esse processo histórico, quanto trazem aspectos característicos da inserção do serviço social e do objeto central sobre o qual se voltam a ação e a refleção no campo dessa profissão questão social.
Considerando ainda que a questão social vem sendo debatida quanto ao seu caratér de matéria prima do serviço social e da forma como se expressa frente ao processo de transformação social.
DESENVOLVIMENTO
O serviço social no Brasil tem sua origem a partir do amplo movimento social desenvolvido pela igreja católica, objetivando recristianizar a sociedade ao católicismo.
Coincidem também com o inicio do processo de industrialização e do crescimento das populações nas cidades.
Posteriormente e ainda hoje, novas ideias foram se somando aos principios básicos do serviço social, auxiliando, desta forma, a profissionalização desse ramo profissional tal como vemos hoje.
Surge como profissão na divisão social e tecnica do trabalho, sua prática profissional se dá no ãmbito do enfrentamento das mazelas da questão social, que se agravam no Brasil a partir de 1930 com o desenvolvimento do modo de produção capitalista.Ou seja o surgimento do serviço social como profissão na sociedade brasileira, seu assalariamento e ocupação de espaço na divisão social e técnica do trabalho, bem como a construção de seu mercado de trabalho particular, é resultante de relações históricas, sociais, políticas e econômicas que moldam sua necessidade social e define seus usuarios.
A questão social é muitas vezes vista como um objetivo do serviço social.O conceito de questão social está relacionado com o sistema capitalista de produção ou seja,a forma como a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida.
Assim,o capitalismo da origem a muitas desigualdades sociais,uma área vital de intervenção do serviço social.
O serviço social do Brasil se insere desde 1930,como uma especialização da questão social.Como tal,a profissão,interna e externamente,sofre as influências das mutações da mesma,enquanto expressão constituída e constituinte dos processos de alienação,antagonismo,desigualdade,discriminação e injustiça social presentes nos modos de ser e aparecer do capitalismo na sociedade brasileira.Nesse processo internaliza valores e concepções de mundo,produz e intercambia conhecimentos e práticas resiste e ou se molda as velhas ou novas formas de enfrentamento da questão social pelo Estado,pelas classes sociais e pelo conjunto da sociedade.
Nos primórdios da profissão a questão social era vista e tratada como questão moral,religiosa,inerente a natureza desagustada e /ou patológica dos indivíduos e grupos sociais com os quais mantinham relações profissionais.A partir do movimento de conceituação e,sobre tudo,pós 1980,a questão social
...