As pessoas idosas no brasil a sociedade
Artigo: As pessoas idosas no brasil a sociedade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ruel • 22/10/2013 • Artigo • 564 Palavras (3 Páginas) • 743 Visualizações
O idoso na sociedade brasileira
Delimitação do Texto
o numero de idoso na atualidade.
Segundo estimativas do IBGE, o número de idosos no Brasil está superior ao número de jovens e crianças. Mais o que para muitos está sendo uma questão de êxito, para outros está sendo uma realidade “desesperadora,” pois a maioria das pessoas não estão tendo um envelhecimento bem sucedido, não apenas na diferença entre saúde e doença como também nos aspectos psicológicos, sociológicos, sociais... Renato Veras, diretor da Universidade aberta da terceira idade (UNATI/ UERJ) diz-nos que “os idosos tem um grau de realidade muito forte. A solidão é verdadeira. Eles carregam uma tristeza, que não chega a ser depressão ou morbidez, apenas encaram a situação de frente”. De acordo com o estatuto do idoso é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder publico assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação à educação... Mais apesar das normas estabelecidas em favor do idoso ainda presenciamos o descaso dos mesmos.
Em alguns casos a falta de compaixão e solidariedade junto com egoísmo faz com que as famílias entregue seus pais à asilos fazendo com que eles se sintam menosprezados e inúteis, dai vem o desgaste, insatisfação, frustação cansaço, tristeza... Não podemos esquecer que os idosos já foram crianças, adolescentes e adultos, que sem ele não existíamos e que também estamos nesta caminhada, que as suas experiência de vida leva à sabedoria. Por isso temos a obrigação de respeitar os idosos, valorizar seu conhecimento, promover seu bem- estar e promover medidas para os manter mais ativos, medidas como a sua integração no mercado de trabalho, pois como podemos ver o mercado esta voltado diretamente para os mais jovens e esquecendo que os idosos também podem contribuir para o crescimento do nosso pais .
Como diz Paulo Gaspar (2000), atualmente vivemos em uma sociedade de espetáculo, onde só cabem os cidadãos que mantenham um vinculo com o trabalho e os que consigam exibir-se de algum modo. Devemos quebrar esse “preconceito” em relação aos idosos e promover medidas significativas para garantir seu bem estar, como, sensibilizar instituições e a sociedade em geral para que reconheçam que o idoso é um cidadão atuante e produtivo , oportunizar a ocupação do tempo livre do idoso com ações significativas, combater o isolamento e a depressão.
Justificativa
Durante a elaboração do projeto pude conhecer um pouco a realidade vivida por alguns brasileiros “idosos,” e perceber a importância enquanto cidadãos de entrarmos em contato com a vida dos mesmos e quebrar essa ideia que criamos de que o idoso é um inútil, não tem condições de contribuir com a sociedade, que só os jovens é que te capacidade social, psicológica e cultural, enfim, perceber que ao se tratar de idoso a realidade, é totalmente diferente do que imaginamos.
Metodologia
Método de abordagem – Indutivo- cuja aproximação dos fenômenos caminha geralmente para planos cada vez mais abrangentes, indo das constatações mais particulares
...