As transformações do Serviço Social
Resenha: As transformações do Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: moraesandroid • 16/10/2013 • Resenha • 594 Palavras (3 Páginas) • 483 Visualizações
As transformações do Serviço Social a partir da década de 1.990
As transformações do Serviço Social são mutáveis e constantes.
O surgimento do assistente social faz com que a burguesia perca força, pois os menos favorecidos veem os seu direitos sendo atendido por profissionais.
Desde a sua gênese, autores, profissionais da área ou não, a sociedade, o proletáriado e o Estado tem reconhecido estas mudanças para melhor.
Fica evidente que o assistencialismo, o paternalismo, a caridade e a ajuda de antigamente deixaram de existir para dar passagem ao Serviço Social de hoje.
É nesse cenário complexo e adverso que a partir da década de 1.990 o Serviço Social passa a ganhar mais força e notoreidade.
A regulamentação profissional se caracteriza a partir do momento em que o Estado Brasileiro passa a delegar o controle da função aos conselhos profissionais de assistência social.
Nesta mesma década de 90, a Lei nº 3252, de 1.957 foi alterada pela Lei nº 8662 de junho de 1993 onde consta os conhecimentos especializados direcionados as demandas sociais, cria o código de ética, regulamenta a profissão e fornece o respaldo jurídico.
O código de Ética Profissional vem se atualizando ao longo dos anos.
É em 1.993 após debates com a categoria de assistentes sociais que foi aprovada a 5ª versão do código de ética pelo CFESS ( Conselho Federal do Assistente Social ).
O texto contém o caráter normativo e jurídico, parãmetros do profissional para exercer a função, direitos e deveres dos assistentes sociais. A legitimação da profissão e a garantia dos serviços prestados.
Com isso o código mostra o amadurecimento e príncipios, e o compromisso do Serviço Social.
O que percebemos é que sem dúvidas o Serviço Social renovou-se no que diz respeito à sua interpretação na teoria e metodologia, ou seja O fazer e o por que fazer, rompendo com o tradicionalismo caracterizado pela profissão e adequando-se aos tempos atuais e passando a ser reconhecida e legitimada pela sociedade.
O Serviço Social tem ampliado à sua atuação, atuando no terceiro setor, Conselhos de Direito, nas funções de assessoria e entre muitos outros setores.
Destaca-se:
- À garantia dos direitos civis sociais e políticos dos trabalhadores.
- À democracia de toda riqueza produzida.
- À igualdade e justiça social para todos
- À opção por uma sociedade, sem dominação/exploração de classe, etnia e gênero.
- À qualidade com a prestação de serviços à população.
- Não discriminar, nem ser discriminado, por questões de classe social,, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física.
Conclusão
O grupo concluiu que as transformações a partir dos anos 90, foram significativas e trouxeram grandes avanços para a categoria.
A 5ª Lei de ética criada em 1.993 trouxe consigo um respaldo jurídico
...