Atps Ciencias Sociais
Projeto de pesquisa: Atps Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flynanda23 • 3/3/2014 • Projeto de pesquisa • 4.145 Palavras (17 Páginas) • 242 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro Educacional a Distância - (CEAD)
CURSO: ADMINISTRAÇÃO – 2º SEMESTRE
ALUNOS:
THAISA AQUINO SOUZA – RA: 436239
FERNANDA CELIA DA SILVA - RA: 443881
ERIVAGNER JOSE DA SILVA – RA: 445303
JORGE LUIS DE OLIVEIRA AMORIM- RA: 409148
VICENTE ALVES DE LIMA JUNIOR- RA: 412391
ATPS: CIENCIAS SOCIAIS
PROFª MARCIANE MORAES NUNES
TUTOR: NILTON NELSON GOULART JR.
CUIABÁ-MT / 2013-2
Sumário:
1. Introdução
2. Etapa 1
2.1 A Construção Social da Realidade
2.2 Significados de Cultura, Individuo e Sociedade.
2.3 Problematizar a Realidade da vida cotidiana e sua existência nos diversos seguimentos sociais, relatando caminhos para solucioná-los.
3. Etapa 2
3.1 Relatório sobre o filme A CLASSE operária vai ao paraíso
3.2 Relatório – Quais as interações sociais existentes no cotidiano da sociedade atual.
4. Etapa 3
4.1 A Ciência da Sociologia – Filmes “Bumbado” e a “Ilha”
4.2 Divergências Sociais.
5. Etapa 4
5.1 Documentário “Pajerama”
5.2 Problematização e reflexão da exploração do meio ambiente.
6. Considerações finais
7. Referencias Bibliográficas
1. INTRODUÇÃO
As Ciências Sociais estudam as interações humanas e o comportamento do individuo.
Tal Ciência se concentra na interpretação do mundo social como um tudo e tem sua objetividade garantida através da utilização do modo cientifico.Os sociólogos utilizam-se do estudo das interações humanas e baseiam-se na cultura e sua tendência para elaborar a sua idéia central, que nada mais é do que se preocupar com a desigualdade institucionalizada ou a estratificação social.
Destaca-se que a sociologia surgiu devido a abalos na sociedade através da Revolução Industrial, que por sua vez formularam os pensamentos dos indivíduos e passou-se a observar os problemas sociais.
Ficou considerado como pai da sociologia Auguste Comte, que versava sobre a preservação da ordem na nova sociedade industrial e capitalista, e posteriormente surgiram outros sociólogos como Durkhen e Marx.
Neste conceito que daremos inicio a dissolução do desafio da ATPS de Ciências Sociais, embasados nos artigos propostos e tentaremos expor de maneira clara e objetiva nossas conclusões.
2. ETAPA (1)
2.1. A Construção Social da Realidade
Os autores da obra em questão enfatizam que “será suficiente definir a realidade com uma qualidade pertencente a fenômenos que reconhecemos terem sido independentes da nossa própria volição.” Desta forma é possível ter a clareza de que os fenômenos são reais e possuem características especificas. Isso nos traz certeza de que estes fenômenos são fundamentais para a construção da realidade individual.
Percebemos que o sujeito não se preocupa com o que é de fato verídico tal mundo real só apresenta-se a partir do conhecimento, pois é a conexão da o sentido ao que nos aparenta ser natural.
Sabemos que o individuo só começa a pensar no problema quando de fato já ocorrera. No entanto, os Sociólogos avaliam os problemas antes de eles ocorrerem o que os levam a se questionarem como tal problema se refletirá em ações no comportamento da sociedade.
Permite-nos a entender que a realidade não é absoluta, entretanto, surge da importância da sociologia do conhecimento. Sendo assim esta ciência o estudo de diferentes realidades e como elas se tornam verídicas.
Ainda de acordo com a Obra “a adequada compreensão da realidade sui generis da Sociedade exige a investigação de maneira pela qual a realidade é constituída”.
Neste ponto, percebemos que para se ter ciência do que é realidade, o sujeito precisará passar por todas as situações no cotidiano e ter a consciência para entender a realidade real.
Em base a vivencia dessas situações, podemos mudar nossas ações, atitudes e etc., Entretanto, nesse cotidiano aparecem situações que induzem o sujeito a não se arriscar o vivenciá-las e acabam se tornando inacessíveis.
Em decorrer da Obra, percebemos que o Senso Comum, passa a ser o conhecimento provido de experiências que todos dividem em seu cotidiano, esta citação embolsa esta afirmação “a realidade da vida cotidiana é admitida como senso de realidade”.
Percebe-se que a vida cotidiana, nada mais é que a realidade e se necessitarmos mudá-la haverá situações que necessitarão de grandes esforços.
Conduz-nos a saborear a importância estrutural da vida cotidiana e entendermos que embora haja vários níveis de temporalidade, nunca haverá uma simultaneidade.
Temos que usufruir da regra do esperar, pois em todas as situações sempre haverá um tempo a ser cumprido, um processo inacabável, relativamente tudo gira em torno do tempo.
Sendo assim, podemos dizer que o Tempo é a realidade diária e continua, entretanto finita. Se tornado um fator principal na estruturação da vida cotidiana, movendo a sociedade a fim de alcançar a realidade.
Nota-se também que as interações sociais, o convívio pessoal, tornam-se elementos essenciais na realidade cotidiana, através do estabelecimento de padrões comuns e referencias estabelecida é que se alcança a realidade cotidiana.
É através das interações que reconhecemos a tipicidade de um individuo e os padrões culturais nos quais foram
...