Atps Ciencias Sociais
Artigo: Atps Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ezequiel.frizon • 13/9/2014 • 2.371 Palavras (10 Páginas) • 248 Visualizações
ANHANGUERA UNIDERP – POLO GOIANIA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Allan Rodrigues de Almeida RA: 7937700214
Ezequiel Frizon RA: 8308770811
Luciana Mendonça Machado de Alkimim RA: 8311762766
Simone Pereira de Araújo RA: 7599641950
CIÊNCIAS SOCIAIS
GOIÂNIA,
Novembro de 2013
Allan Rodrigues de Almeida RA: 7937700214
Ezequiel Frizon RA: 8308770811
Luciana Mendonça Machado de Alkimim RA: 8311762766
Simone Pereira de Araújo RA: 7599641950
CIÊNCIAS SOCIAIS
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNIDERP - Universidade Anhanguera –Polo Educação a Distância Goiânia, para avaliação disciplina de Ciências Sociais sob orientação da professora Francilene G. do Nascimento Sousa.
GOIÂNIA,
Novembro de 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CAPÍTULO I – CIÊNCIAS SOCIAIS 4
1.1 Cultura 4
1.2 Individuo 4
1.3 Sociedade 4
CAPÍTULO II-FILME “A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO” 6
2.1 Ciências Sociais em Relação às Questões Trabalho, Consumo e Sociedade. 7
2.2 As Interações Sociais Existentes no Cotidiano da Sociedade Atual. 7
CAPÍTULO III - DOCUMENTÁRIO BUMBANDO E ILHA DAS FLORES 9
3.1 Imagens que Mostram as Divergências Sociais. 9
CAPÍTULO IV- DOCUMENTÁRIO PAJERAMA 12
4.1 Situação Cotidiana de Exploração do Meio Ambiente 12
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
INTRODUÇÃO
A história vem sendo construída ao longo de muitos milhões de anos. Estes milhões de anos são pouco tempo para a natureza, mas o tempo que o homem vem evoluindo e vivendo em sociedade.
Desde o tempo que o homem vive em sociedade e busca mudar o ambiente, temos então o convívio em comum, e este convívio evolui num determinado grupo social com o passar dos tempos, cada grupo possui os seus costumes que mudam no tempo. Os vários grupos formam um todo, que possuem características em comum,, tal como o consumismo.
Neste contesto, procurando entender temos a Ciência Social, que busca estudar e entender o indivíduo quanto em sociedade e inserido nesta sociedade, bem como as mudanças que ocorrem no tempo.
Procuramos aqui fazer um breve apanhado do indivíduo quanto cultura e sociedade, como o mesmo interage neste contesto social e sua adequação aos costumes e o meio em que vive.
CAPÍTULO I – CIÊNCIAS SOCIAIS
1.1 Cultura
Cultura está relacionada à forma como determinado grupo interage com o meio que está inserido, a valores e costumes que são passados de gerações a gerações, aos hábitos enraizados ao cotidiano de uma sociedade. Observa-se a forma de agir, de pensar, de vestir, a alimentação, a etnia, a orientação sexual, a atividade física, o nível de instrução, a profissão predominante, enfim, a valoração do ser humano, a relação com os animais, o âmbito econômico entre outros, dentro de uma região abrangente de determinado grupo.
Dentro de uma cultura há diferentes camadas, sócio, econômico e cultural. Existem as subculturas dentro de cada cultura e as contraculturas que é a oposição à cultura, grupos e movimentos que contrariam os valores da cultura.
1.2 Individuo
Para entendermos o conceito de individuo é necessário que saibamos a definição de pessoa, criatura constituída de corpo e alma, que dispõe de faculdades próprias, titular de direitos e sujeita a deveres, Agora sim, conceituaremos Individuo como pessoa livre, autônoma, una, que não se divide e não se pode dividir, que integra naturalmente o corpo social.
O dicionário Priberan define individuo como sujeito, pessoa, ser humano, homem indeterminado, organismo único pertencente a um grupo.
1.3 Sociedade
Uma sociedade é formada por indivíduos que possuem comportamentos e interesses comuns, seguem regras de conduta, cada individuo assume diferentes funções e desempenha diferentes papéis. Alguns dos comportamentos são fundamentais e devem obrigatoriamente ser incorporados se a pessoa pretende ser aceita na sociedade a qual está inserida ou deseja se inserir. Existem mecanismos de poder que regem as sociedades nos âmbitos econômico, social, político e cultural, que apesar de serem independentes, apresentam relações. No entanto a economia é a base de todos os outros elementos da socie¬dade, criando a divisão de classes. Para Marx, em sua obra O Capital, definiu que:
“a sociedade se divide sempre em duas classes principais: uma domi¬nante que oprime e outra dominada que é oprimida. A dominante é a que detém os meios de produção. A dominada é a que vende sua força de trabalho.”
O poder econômico está associado ao prestígio profissional, nível de instrução através do acesso à educação, ao poder político, entre outros, podendo garantir dinheiro, renda, bens e status social.
...