Atps Ciências Sociais
Ensaios: Atps Ciências Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alpris84 • 18/3/2014 • 2.745 Palavras (11 Páginas) • 218 Visualizações
Introdução
A presente ATPS pretende a compreender mais sobre os fundamentos da Sociologia por meio do conhecimento das Ciências Sociais, abordando o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
A sociologia por sua vez tem como função explicar e comprrender o ser humano e todo o processo que influencia o meio social. Estuda tambem as estruturas de força e de poder do Estado e de seus membros e a forma como o poder se estrutura através de microrrelações de forças. Nasce da propria sociedade e esse é o principal motivo no qual a sociologia venha a refletir no interesses de alguma categoria social a fim de melhorar o conhecimento sociológico é também um meio possível de aperfeiçoamento do conhecimento social, na medida em que auxilia os interessados a compreender mais claramente o comportamento dos grupos sociais, assim como a sociedade com um todo.
A ATPS tem por fim o enfoque das relações indivíduo e sociedade, bem como a construção da subjetividade e da identidade social. Alem de um melhor entendimento de como a sociologia pode ajudar no planejamento social, na condução de programas de intervenção social e no planejamento de programas sociais e governamentais.
Definições de Cultura indivíduo e sociedade
Cultura
A Cultura é considerada um ato, efeito, arte ou modo de cultivar, estado de quem tem desenvolvimento intelectual, conjunto de conhecimento, instrução, saber, as crenças, a lei moral, os costumes de todos os hábitos e aptidões adquiridas pelo homem, não somente pela família, mas por fazer parte de uma sociedade como membro dela. Em ciências sociais cultura também é definida como conjuntos de idéias, comportamento símbolos e pratica sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade, como se fosse uma herança deixada para a humanidade.
Segundo Burke (2010) afirma que a partir do século XVIII há uma mudança do termo cultura para civilização. Segundo ele, o termo era inclinado a referir-se à arte, literatura e música, porém, a corrente antropológica atual, bem como para alguns historiadores e pesquisadores, o termo é utilizado a quase tudo aquilo que pode ser apreendido em uma sociedade, como comer, beber, andar, falar, etc. Você já deve ter ouvido dizer que “alguém não tem cultura”, ou até mesmo acredita que você mesmo não a possui. Grande engano. A cultura de uma sociedade está relacionada a todos os hábitos, costumes e conhecimentos passados ao longo das gerações, significando aquilo que identifica tal povo, cada cidade, estado e pais têm sua determinada cultura, aonde cada individuo é dotado de cultura, não sendo uns mais cultos que os outros, e não havendo nenhum ser humano inculto.
Aí se percebe que o conceito de cultura está relacionado às bases materiais e ideais; podendo ser concebida como expressão das idéias e sentimentos ou o conjunto do conhecimento armazenado pela humanidade, ou por vezes, entendida como construção social.
Indivíduo
Todo ser que constitui um todo, distinto em relação a uma espécie, pessoa exemplar de uma espécie qualquer seja ela animal ou vegetal. È uma pessoa considerada isoladamente, indivíduos na sociedade, existência individual, teoria que faz prevalecer os direitos dos indivíduos sobre os da sociedade.
Segundo PETER BERGER e THOMAS LUKMANN, embora seja possível que o homem tenha uma natureza, é mais significativo dizer que o homem constrói a sua própria natureza, ou mais simplesmente, que o homem se produz a si mesmo. É preciso deixar claro que a afirmação segundo a qual o homem se produz a si mesmo de modo algum implica uma espécie de visão prometeica do individuo solitário. A auto-produção do homem é sempre necessariamente um empreendimento social. Os homens em conjuntos produzem um ambiente humano e o repassam as gerações mais jovens, com a totalidade de suas formações sócias culturais e psicológicas.
Sociedade
É conjunto de pessoas que tem as mesmas origens, os mesmos costumes e as mesmas leis, o mesmo estado social, companhia de pessoas que se juntam para viver segundo as regras de um instituto ou ordem ate mesma religiosa, é uma união de pessoas ligadas por idéias ou interesses comuns, que interagem entre si constituindo uma comunidade. Peter Berger e Thomas Luckmann, dois sociólogos já mencionados, diferenciam dois tipos de socialização: a primária e a secundária. A socialização primária prepara o indivíduo para desenvolver os procedimentos básicos da vida cultural de sua sociedade: regras, normas e valores morais comuns à totalidade dos membros de uma mesma organização social. Já a socialização secundária diz respeito àqueles aprendizados relacionados ao modo de vida de um grupo ou categoria social especificamente. Podemos citar como exemplo de socialização secundária, o aprendizado de uma profissão qualquer, para a qual se faz necessária à assimilação das regras, normas e valores que a caracterizam.
Classe Operaria vai ao Paraíso
Filme: Classe Operária vai ao Paraíso
Titulo no Brasil: A classe operária vai ao Paraíso
Titulo Original: La lasse opearia va in paraiso
Pais de origem: Itália
Classificação etária: 18 anos
Tempo de Duração: 125 minutos
Ano lançado 1.971
Estúdio e distribuição: versátil
Direção: Elio Petri
Estilo de filme: Drama
Atores Principais: Gian Maria Volantè: Lulú Massa
Mariangela Melato: Lidia
A classe operaria vai ao paraíso é um filme Italiano que passa basicamente dentro de uma metalúrgica na década de 70.
Um operário padrão italiano que perde um dedo em acidente de trabalho e se envolve em movimentos de protestos.
Lulu um metalúrgico extremamente dedicado e com essa dedicação faz com que sirva de referencia para os seus patrões e odiado por seus companheiros de trabalho.
No inicio do filme procura se afastar de manifestações dentro
...