Atps DIREITO
Casos: Atps DIREITO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: josy_rios • 22/11/2013 • 2.786 Palavras (12 Páginas) • 266 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE DUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO CAXIAS – MARANHÃO: 4092
CURSO: Ciências Contábeis
ANO/SEMESTRE: 4º Ano: 2012/2
TUTOR PRESENCIAL:
Profª EAD: Profa. Ma. Juliana Leite Kirchner
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO
CAXIAS (MA)
NOVEMBRO/2012
DIREITO COMERCIAL
Direito comercial é o ramo do Direito que cuida e suporta a atividade econômica de fornecimento de bens ou serviços a que podemos denominar de empresa, por meio da Lei, Doutrina e Jurisprudência. Seu objetivo é o estudo de superação de casos para superação de conflitos envolvendo empresário ou os relacionamentos às empresas.
O Direito Comercial como um ramo do Direito Privado é um sistema de normas jurídicas que regula as atividades privadas de produção e distribuição de bens e serviços, com exclusão da agricultura, da especulação imobiliária e das profissões liberais.
Tal como foi codificado em 1850, o Direito Comercial é um ramo do Direito Privado que se aplica as atividades comerciais e industriais. A matéria própria do Direito Comercial é a mercancia, a prática profissional dos atos de comércio.
É o conjunto de normas relativas aos comerciantes no exercício da sua profissão. Pode-se fazer a distinção entre dois critérios dentro do direito comercial. O critério objetivo é aquele que diz respeito aos atos de comércio em si mesmos. Em contrapartida, o critério subjetivo relaciona-se com a pessoa que desempenha função de comerciante. O direito comercial não é estático, uma vez que se adapta às necessidades mutáveis das empresas, do mercado e da sociedade em geral.
Com isso, podemos dizer que comerciante é toda pessoa física ou jurídica que pratica atos de mercancia. Os contratos são considerados mercantis quando pelo menos uma das partes for comerciante.
DIREITO EMPRESARIAL
Direito Empresarial é um ramo do Direito Privado que regula a atividade econômica do empresário e da sociedade empresária. Concilia a liberdade contratual com a segurança jurídica e a celeridade nos negócios.
Características:
Cosmopolitismo – normas universais;
Onerosidade – negócio oneroso;
Informalismo – sem solenidades;
Fragmentarismo – diversos ramos.
Evolução no mundo:
Do Escambo a Moeda/ Da Moeda ao Crédito;
Três fases: corporação de mercadores, Direito Comercial, Direito Empresarial.
Evolução no Brasil:
Vigência do Direito Português (antes de 1850);
Código Comercial Brasileiro (depois de 1850);
Novo Código Civil Brasileiro (unificação em 2002).
O princípio da livre iniciativa é corolário de uma política que reconhece a primordial importância da atividade empresarial na “produção de bens e serviços necessários à vida das pessoas em sociedade”, com esta reserva legal o Estado consolida o que era uma tendência mundial, se afasta do exercício da atividade econômica, e permanece como um ente regulador.
EMPRESA
Empresa pode ser definida como o conjunto dos fatores de produção que, sob a direção de uma pessoa (empresário), são organizados em vista da produção de bens e serviços para o mercado. São fatores de produção o capital e o trabalho. Aplicado na empresa, o capital pode ser transformado em prédios, terrenos, máquinas, instalações, ferramentas, móveis e utensílios, veículos, etc. O trabalho corresponde à atividade do ser humano dedicado a empresa.
CARACTERIZAÇÃO DO EMPRESÁRIO
Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços para o mercado, com intuito de lucro, com exceção das atividades imobiliárias e das profissões intelectuais de natureza científica, literária ou artística.
A inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis é obrigatória. Enquanto não inscritos aos atos constitutivos, a sociedade será regida pelas normas da sociedade simples.
RELATÓRIO DOS ASPECTOS LEGAIS DA EMPRESA
RAZÃO SOCIAL: Emerson Onofre Silva Contabilidade.
NOME FANTASIA: Atual Contabilidade.
LOCALIZAÇÃO: Praça Rui Barbosa, 863 – Centro, Caxias(Ma).
SEGMENTO EM QUE ATUA: Prestação de Serviços Contábeis e Assessoria.
PORTE/TAMANHO: Pequeno
MISSÃO: Tem como missão atender integralmente as demandas dos clientes, criando valores e contribuir com o crescimento dos clientes e colaboradores, assessorando de forma clara, objetivando total satisfação com serviços de qualidade.
VALORES: Atuar no mercado de forma justa, ética, desempenhando os serviços respeitando os interesses do cliente, sempre observando a legislação.
PRODUTOS COMERCIALIZADOS: Serviços na Área de Contabilidade ( Fiscal, Contábil e Pessoal), Assessoria Empresarial, dentre outros.
PÚBLICO ALVO: Empresas de todos os segmentos, assim como pessoas físicas.
Número de funcionários: Total de nove funcionários.
Nome e cargo do contato da empresa: Ana Lúcia – Setor Fiscal
EMPRESA E EMPRESÁRIO: PRINCIPAIS PARTICULARIDADES
Empresa é aquilo que se EMPREENDE, empreendimento. Iniciativa de uma ou mais pessoas para exploração de um negócio. Também é sinônimo de companhia, organização ou sociedade. Empresa no direito brasileiro deve
...