Atps De PSICOLOGIA
Trabalho Universitário: Atps De PSICOLOGIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabi0210 • 26/3/2015 • 1.777 Palavras (8 Páginas) • 150 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Edna de Fátima RA- 6504270356 edna.brosler@aedu.com
Fabíola Maria RA- 6749359531 fabi.m.oliveira@hotmail.com
Katia Beltramekatiabeltrame2010@hotmail.com
Roseane dos Santos RA- 6580325228 romissionaria1@gmail.com
Sonia Maria RA-6375217105 sonia-2802@hotmail.com
Vladimir de Carvalho R.A-7124527680 vladimirbensen@hotmail.com
PSICOLOGIA II E SERVIÇO SOCIAL
PROFESSOR: Profª. Maria Helenrose Coelho
INDAIATUBA DATA:19/09/2014
ANÁLISE DO FILME TROPA DE ELITE
SUMÁRIO
1. Introdução..........................................................................................................................
2. Analise do filme tropa de elite..........................................................................................
3. Conceito da cultura e as manifestações...........................................................................
INTRODUÇÃO
Tropa de Elite é um filme que mostra a realidade do Rio de Janeiro na década de 90, durante a visita do Papa João Paulo II ao Brasil. Fala e descreve um quadro muito preocupante que até hoje persiste na vida dos moradores cariocas. Baseado em fatos reais segundo o autor, não deixando dúvidas que se trata de uma policia muito bem treinada, considerada uma das mais bem treinadas do mundo em situação de guerra. O BOPE (Batalhão de Operações Especiais), também é considerado internacionalmente como a melhor força de Combate Urbano do Mundo. A História gira em torno do artista principal o Capitão Nascimento (Wagner Moura), que motivado pelo nascimento do filho quer deixar as atividades do batalhão. Mas para que isso aconteça ele tem que encontrar um substituto, Contudo, em uma polícia permeada pelacorrupção, esta busca acaba se tornando uma missão quase impossível. Finalmente, ele encontra dois jovens, Aspirantes a Oficial, que se enquadram nas características necessárias em um Policial Militar do BOPE da PM do Rio de Janeiro e que, estes Aspirantes, por força do destino, acabam sendo conduzido ao Curso de Operações Especiais que é coordenado pelo Capitão Nascimento.Para ingressar no BOPE, o candidato deve ser policial militar da PMERJ há pelo menos dois anos, possuir excelente condicionamento físico, assim como ser aprovado nas avaliações físicas, médica e psicológica. São oferecidas duas modalidades de curso, para as duas atribuições da unidade:
Curso de Operações Especiais (COEsp), com duração de três a seis meses, visando preparar o policial para intervenções em áreas de conflito e ao resgate de reféns.
Curso de Ações Táticas (CAT), com duração de cinco semanas, que é uma síntese do curso de operações especiais.
Com esse trabalho queremos mostrar o Serviço Social como uma instituição que pode contribuir e muito para uma sociedade menos violenta e corrupta, tentaremos trazer um pouco do trabalho do Assistente Social dentro dessas instituições, sempre pensando como os assistentes junto com outros profissionais podem gerar uma sociedade mais humana.
ANALISE DO FILME TROPA DE ELITE
O filme além de trazer a realidade da policia carioca também faz uma critica aos estudantes de universidade, que se reúnem para usar drogas e criticar o trabalho dos policiais. Temos de um lado uma policia que existe no Brasil há duzentos anos (Criada em 1808 por D. João VI). A PMERJ tem em seus quadros muitos policiais honestos e valorosos, contudo, os maus policiais existem, como em qualquer organização policial no mundo, e estes policiais corruptos é que são denunciados no filme. E do outro lado estudantes de universidades que desde 1912, surge à primeira universidade brasileira, no Estado do Paraná, mas que durou somente três anos. Somente em 1920 surge a Universidade do Rio de Janeiro, que tem uma Historia de glorias, mas muito dos seus estudantes acabam se direcionando para outros caminhos, vivendo uma utopia e depois se perdendo, deixando para traz seus sonhos e colocando em risco até a própria sanidade.
Numa analise mais profunda vamos conhecer uma policia que quer passar uma analogia onde se coloca contra os policiais corruptos, inclusive mostrando soldados que faziam uso de sua força para abusar do povo, cobrando propina, recebendo dinheiro do tráfico e jogo do bicho, não deixando esses policiais se formarem como policiais do BOPE. Mas quando se trata de jovens no tráfico de drogas eles usam de uma força brutal para arrancar informações, uma violência que assusta, torturando cruelmente esses jovens. Eles querem passar uma cultura de que contra o trafico de drogas pode se usar qualquer arma, mesmo sendo contra os direitos humanos. O filme explicitou uma sociedade desamparada, onde o BOPE usa de tortura e crueldade para mostrar a dinâmica de seu exercício, os personagens se encontram encurralados no caos, na violência e na corrupção.
Existe um conflito social entre a Polícia e o tráfico de drogas, assim como a escolha profissional e a familiar necessitando da intermediação da Psicologia e o Serviço Social para resolução desses conflitos.
Cultura é cultivar todo conhecimento, arte, crença, moral, costume e hábitos adquiridos pelo ser humano não somente em família, mas também através do convívio em sociedade. É um conjunto de ideais, comportamentos, símbolos e práticas sociais aprendidosde geração em geração.
A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.
E tem suas raízes nos seus costumes que vai sendo formado pelo grupo através de suas ideias e ideais.
Segundo Martin-Baró (in MARTINS, S.T.F. 2003), define grupo enquanto “uma estrutura de vínculos e relações entre pessoas que canaliza em cada circunstância suas necessidades individuais e/ou interesses coletivos”. Assim, segundo o autor, um
...