ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS):“PROJETO DE PESQUISA SOCIAL
Por: vanie.dias • 7/9/2015 • Ensaio • 986 Palavras (4 Páginas) • 465 Visualizações
ANHANGUERA - POLO OSASCO - GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIALDISCIPLINA: PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS):“PROJETO DE PESQUISA SOCIAL”
OSASCO/2015
A formação e o exercício profissional do assistente social se consolidam em meio a uma rede de situações e vertentes complexas que sustentam a sociedade contemporânea. A conjunção globalização, a atual configuração de reestruturação do capitalismo e a redução dos investimentos por parte do Estado em serviços públicos, expressam algumas das particularidades da cena contemporânea. Diante deste contexto é colocado para o assistente Social, novas demandas na sua atuação profissional conforme aponta Iamamoto (2010, p.4). Neste sentido, a reflexão da autora contribui para compreender quais são as novas exigências colocadas ao Serviço Social brasileiro contemporâneo, trazendo elementos que demonstram uma preocupação da categoria em respondê-las
Para elaboração do projeto, foram feitas leituras e pesquisas de diversos temas, buscando assim um contato maior com a produção acadêmica em Serviço Social, o que possibilitou levantar propostas de temas a serem pesquisados, refletindo e debatendo em grupo com base nas experiências profissionais e no curso de graduação. Compreendendo a leitura de artigos científicos já produzidos na área como uma forma de identificar as demandas e questões sociais que se apresentam.
A formulação de um problema é o primeiro passo a ser dado numa pesquisa cientifica; ou seja, é um questionamento de algo relevante a ser desenvolvido em um Projeto de Pesquisa. O grupo buscou problemáticas conhecidas do campo de atuação do profissional de Serviço Social, a fim de propor meios para o enfrentamento da questão social.
Foram compreendidos que a estrutura de um projeto, em geral é a mesma, o que muda é o foco, como por exemplo, o projeto de intervenção, seu foco é intervir diretamente na realidade, buscando transformá-la; o projeto de construção de trabalho científico pode ser para conclusão de um curso; já o projeto de pesquisa o foco está em analisar e explicar determinada situação, sem realizar um intervenção direta.
O projeto proposto é um desafio que nos impulsiona para buscar sua execução, uma vez que a escolha da temática, foi considerada pelo grupo como relevante.
O grupo compreende que a ação do Assistente Social visa a emancipação e o autodesenvolvimento dos indivíduos. Este profissional atua com diversas demandas, e precisa buscar respostas à essas demandas, as quais devem ser respondidas com o desenvolvimento e a utilização de instrumentos (meios) para atingir seus objetivos, estes instrumentos podem ser: os bens, serviços, benefícios, programas e projetos.
Como é previsto no projeto ético-político profissional as ações do Assistente Social deve promover a garantia dos direitos dos cidadãos e possibilitando a sua autonomia e é através da gestão democrática que o trabalho do Assistente Social pode contribuir com a justiça e a equidade social a favor da universalidade das políticas sociais,orientando seus programas, serviços e projetos e desenvolvendo ações juntamente aos usuários, realizando reuniões, buscando trabalhar as questões verificadas, e outras de acordo com a necessidade da população, sempre buscando meios para que eles mesmos criem os seus valores.
Para tanto é preciso planejamento, organização, pesquisa e estudo para capacitação continuada, visando assim adquirir um melhor e vasto conhecimento da realidade, das demandas presentes na sociedade, enxergando as novas formulações presentes, os contextos históricos e atuais que envolvem a questão social e suas manifestações na sociedade capitalista moderna. Bem como o embasamento teórico-metodológica que está em foco e as contribuições através dos debates dos demais profissionais da área, a fim de trazer um novo olhar, sem esquecer-se do contexto histórico, encontrar novos meios e caminhos para atuação, visando assim encontrar respostas, sendo cada vez mais um profissional propositivo, compromissado com o
...