Atps Formação Social
Casos: Atps Formação Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: darlandabio • 24/11/2013 • 3.269 Palavras (14 Páginas) • 231 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho iremos mostrar de forma reflexiva, as mudanças que ocorreram em nosso país desde o final da era monárquica até o presente momento. Todas as conquistas sociais, trabalhistas, culturais, de que forma aconteceram e como ajudaram na formação econômica, política, social e trabalhista. Forjada a ferro, fogo e, muitas vezes a sangue, a história da formação sociocultural do Brasil deve ser lembrada para que não se cometam os mesmos erros e principalmente, para aprender e aprimorar os acertos.
JEAN BAPTISTE: UM ARTISTA A SERVIÇO DA CORTE PORTUGUESA;
Com o intuito de trazer mais cultura para o país, o então Príncipe Regente, D João VI trouxe grandes artistas franceses para o Brasil, dentre eles destaca-se Jean Batptiste Debret.
Debret foi convidado a retratar o dia a dia das pessoas humildes e escravos. Através de suas obras, podemos constatar as diferenças existentes na sociedade daquele período. O escravismo era o pilar de sustentação da economia. Nas cenas pintadas por Debret, identifica-se claramente quem era o livre e quem era o cativo.
A obra “Mesa Farta” mostra as crianças negras recebendo as migalhas da nobreza.
.
A obra “O Açoite em Praça Pública” mostra o que era aplicado ao negro que cometesse falta grave como deserção, roubo, brigas etc. Os açoites eram realizados em praça pública com a presença de outros escravos, para dar exemplo.
Para que não infeccionassem as feridas provocadas pelo açoite, as feridas dos escravos eram lavadas com vinagre e pimenta. Além do açoite também era comum o uso do tronco, onde o negro enfiava os punhos ou as pernas e até mesmo o pescoço, permanecendo ali vários dias e meses na mesma posição até que se rendessem ou morressem. Nas telas de Debret, podemos então constatar que o negro não tinha outra finalidade senão trabalhar no campo, na lavoura e nos serviços domésticos, nas ruas vendendo de porta em porta todo o tipo de mercadoria ou mesmo se prostituindo. Debret nos mostra com fidelidade em suas telas, com cores vivas as lembranças de uma vida sofrida.
Jean Baptiste nasceu em Paris, França em 18 de abril de 1768 e faleceu em 1848 aos 80 anos. Nos quinze anos em que viveu no Brasil, fundou a Academia de Artes, Ofício que mais tarde se tornaria a perceber o papel desempenhado pelos negros na sociedade da época, era a principal força de trabalho em qualquer atividade. Uma das pinturas de Debret, A Família, mostra nitidamente a desigualdade social existente. Enquanto a família fartava–se com cardápios variados, os escravos ganhavam dois punhados de farinha que comiam com laranja e banana. Como cães que ficam ao pé da mesa esperando por uma migalha.
CASAMENTO, TRAIÇÃO E INVERSÃO DE VALORES.
O casamento arranjado de Carlota Joaquina aos nove anos com o Príncipe Dom João VI, um homem bem mais velho, resultou num comportamento totalmente promíscuo de Carlota Joaquina. A traição ao marido era visível, consequentemente tinha vários filhos com outros parceiros. No contexto atual a desestruturação familiar, o abandono, a miséria e os maus tratos são alguns dos fatores que levam as crianças e adolescentes a se prostituir.
É na família onde tudo começa. Pais usuários de drogas, alcoolistas e mães que se prostituem,influenciam negativamente seus filhos. E na tentativa de se ver livre da opressão e dos maus tratos, acabam indo para as ruas, onde a falta de oportunidades, fome ou influência de outras crianças na mesma situação, acabam na prostituição, não porque querem, mas por ser a única opção.
A BAJULAÇÃO, O INTERESSE E A SOBERANIA.
Os brasileiros são satirizados de puxa sacos e aproveitadores que servem a corte portuguesa em troca de migalhas e falsos títulos de nobreza. Na nossa sociedade atual, também podemos encontrar esta figura, a do puxa saco. Não é difícil reconhecer o bajulador. O melhor exemplo é o empregado de uma empresa que, na tentativa de ganhar a cconfiança, um cargo melhor ou até mesmo aumento de salário, concorda com tudo que o chefe diz e é o primeiro a dar risada de uma piada que o chefe conta. Onde existe uma posição de autoridade lá está o puxa saco para se promover. Existiu e até hoje existe em todas as classes sociais.
INTERESSES E REGALIAS: TUDO QUE SE QUER SE COMPRA.
Com a vinda da Corte Portuguesa, uma totalidade de mais de 10 mil pessoas, para o Rio de Janeiro, a situação tornou-se caótica. Muitos moradores tiveram que ser despejados de suas casas para que a Corte se alojasse. Muitos moradores abastados tiveram suas casas requisitadas. .João pediu a ajuda da polícia para que os moradores cedessem suas casas. PR, sigla “Príncipe Regente”, ficou conhecida como “Ponha-se na Rua”. Um verdadeiro desrespeito com a população. Contudo, recebiam títulos falsos de nobreza, ou seja, davam com uma mão e tiravam com a outra. Situação semelhante ocorre em época de eleições, a compra de votos em troca de algum bem ou vantagem que é dado aos eleitores. Promessas de emprego, cestas básicas, cimento, pagamento de contas atrasadas, enfim, uma forma criminosa de ter o voto do eleitor.
A REPÚBLICA DA ESPADA:
A República da espada foi uma ditadura liderada por militares, que ocorreu no Brasil nos anos de 1889 a 1894, e foi considerado o primeiro governo ditatorial do país. Durante esse período, o país foi governado por marechais como Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, sendo eles responsáveis por decisões de extrema importância para o povo brasileiro como a separação entre a igreja e o estado, instituindo o casamento civil e uma nova bandeira foi criada com o lema “Ordem e Progresso” Mas existiam as oligarquias rurais onde cafeicultores paulistas se opuseram as ideias dos militares, que queriam a implantação de um regime republicano voltado ao estado assim não
...