Atps Matematica Financeira
Seminário: Atps Matematica Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: xreta • 28/8/2014 • Seminário • 861 Palavras (4 Páginas) • 208 Visualizações
Etapa 2
Passo 1
Séries de pagamentos uniformes: é uma sucessão de pagamentos ou recebimentos destinada a formação de um capital ( capitalização) ou liquidação de uma dívida (amortização).Cada valor pago ou recebido é chamado de termo série. Cada valor pago ou recebido é chamado de termo de série, e é representado por PMT.
Séries de Pagamentos uniformes Postecipados: são aquelas nas quais a primeira parcela é paga ou depositada após um período em relação a data atual. Por exemplo: o primeiro pagamento de um financiamento ocorre um mês após a liberação do dinheiro, ou seja momento 1, este sistema também é chamado de pagamento ou recebimento sem entrada ( 0+n).
Séries de Pagamentos Uniformes antecipados: são aquelas nas quais a primeira parcela ou deposito ocorre na data atual, como por exemplo uma compra parcelada com entrada, ou seja se refere a uma situação em que o primeiro pagamento/recebimento é feito no instante inicial( no inicio do período) período 0.
Pagamentos no início dos períodos: ANTECIPADO (BEGIN)
2 - Pagamentos no final dos períodos: POSTECIPADO (END).
Utilizando a calculadora HP: Postecipados g/ENDou 8 Antecipados g/Begin ou 7
Passo 2 e 3
Séries de pagamentos é uma sucessão de pagamentos ou recebimentos, vindo de uma dívida ou investimento. As séries de pagamentos uniformes podem ser postecipadas ( 0+n)sem entrada ou antecipadas(1+n)com entrada, observe que a entrada é considerada uma parcela, assim um financiamento com entrada mais 7 parcelas representa um financiamento em 8 parcelas..
Normalmente o modo de operação na calculadora HP12C normalmente é na posição g END ou seja postecipado. Para as series antecipadas devemos teclar g BEG de begin=inicio.Caso contrario ela considera sempre postecipado.
As variáveis da série de pagamentos são: VF( valor futuro), VP( valor presente), i( taxa de juros) n( tempo/prazo) e PMT (é o valor das parcelas ou prestações a serem pagas).
Ao usar a formula a taxa de juros(i) e o prazo(n) deverão estar sempre na mesma unidade de tempo das parcelas(PMT) ou seja juros e prazos devem estar mensais ou anuais.
O VP e o VF nunca estarão juntos, ou seja, ou eu tenho uma dívida que preciso quitá-las em parcelas ou vou aplicar dinheiro periodicamente para no final eu resgatar um montante. Então:
VP- geralmente esta relacionada à dívida.
VF- refere-se a investimentos.
Principal passo para resolver serie de pagamentos:
1. Definir se o problema em questão envolve PV ( dívida)ou PF( investimento)
2. Verificar se é postecipada( período 1) sem entrada ou antecipado( período 0) com entrada.
3. Escolher qual das formulas utilizar
4. Verificar se i e n estão na mesma unidade de tempo da PMT
5. Agora é só aplicar.
Vamos dar um Exemplo:
Qual será o montante ao final de 5 anos, que um investidor terá poupado, se começar hoje a depositar R$200,00 por mês sendo a taxa de juros de 1% ao mês?
Temos os dados; VF, pois trata se de uma aplicação
Antecipado; porque começa a poupar hoje ou seja período 0
...