Atps fundamentos
Por: ElainneManu • 14/6/2015 • Trabalho acadêmico • 4.272 Palavras (18 Páginas) • 302 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE RIO VERDE - GO
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
4º Período
DELMA VÂNIA DE OLIVEIRA CRUZ – RA 378959
ELAINE CRISTINA DA SILVA ALVES – RA 378962
JOELMA LUBARINO DA SILVA REZENDE – RA 357449
NEUDA GOMES SANTOS SILVA – RA 371169
LUCIVANIA ALVES RODRIGUES – RA 368770
NÚBIA APARECIDA ALBINO ATAIDES – RA 397725
Fundamentos das Políticas Sociais
Atividades Práticas Supervisionadas
.
TUTORA À DISTÂNCIA:
PROF.ª MA. EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
TUTORA PRESENCIAL: MARIA FRANCISCA
RIO VERDE – GO
Setembro/2013
A CRIAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E SUA PRÁTICA JUNTO ÀS POLÍTICAS SOCIAIS
Delma Vânia de Oliveira Cruz *
Elaine Cristina da Silva Alves*
Joelma Lubarino da Silva Rezende*
Neuda Gomes Santos Silva*
Lucivania Alves Rodrigues*
Núbia Aparecida Albino Ataídes*
RESUMO
Este artigo foi elaborado de modo a identificar de maneira teórica e crítica a criação do Serviço Social e suas práticas junto as Políticas Sociais e tem como principal objetivo promover reflexões acerca da criação do Serviço Social, Políticas Sociais, o papel do educador social e a garantia de direitos.
PALAVRAS-CHAVE
Políticas Sociais; Assistência Social; Garantia de Direitos.
INTRODUÇÃO
Para se compreender a criação do Serviço Social faz-se necessária uma análise histórica das questões sociais, fazendo uma busca aos fundamentos e argumentos teórico-históricos e político-econômicos que estão na base da formação do padrão de proteção social.
Através de pesquisas e análise de filme, podemos estabelecer um paralelo entre as questões sociais destacadas no filme e a realidade da questão social no Brasil.
Desigualdade social, discriminação, desejo de liberdade, conflitos religiosos, direitos do cidadão são parte dos grandes desafios das políticas sociais.
Como veremos a seguir, a existência de políticas sociais pode ser considerada como um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, ou ao modo capitalista de produzir e reproduzir-se. De acordo com alguns estudiosos no assunto, seu inicio foi marcado, como do final do século XIX com a criação e multiplicação das primeiras legislações e medidas de proteção social. Com base nesse pressuposto, discorremos sobre a criação do Serviço Social e suas práticas junto às políticas sociais.
DESENVOLVIMENTO
O presente artigo busca fazer uma análise sobre os aspectos da relação do Assistente Social com as Políticas Sociais, cujo foco é refletir sobre o trabalho do Assistente Social ao longo dos anos.
Entende-se que a formação profissional vai-se construindo no exercício da prática profissional e social do assistente social junto às políticas sociais, e vai adquirindo consistência à medida que o profissional se reconhece e se aceita como membro efetivo da categoria.
Os movimentos sociais também podem ser vistos como produtores da história, como forças instituintes que, além de questionar o estado autoritário e capitalista, questionam suas práticas.
O serviço social põe sua força em campo, para fortalecer o nascimento dessa política no campo democrático dos direitos sociais desenvolvendo múltiplas articulações e debates. Dessa forma, os movimentos sociais exerceram grande influência, emergindo com todo poder de pressão, confrontando e norteando a configuração das políticas públicas e da Política de Assistência Social. Assim, os movimentos sociais com suas lutas contribuíram para trabalhar o rosto do Brasil e a configuração das políticas sociais.
Para analisar a Política de Assistência Social é necessário investigar sua trajetória, há um legado de concepções, ações e práticas de assistência social que precisa ser capturado para análise do movimento de construção desta política social.
Para melhor compreensão, inicialmente vamos conhecer o conceito de política:
Política é a arte ou ciência de governar; Série de medidas para obtenção de um fim; Habilidade no relacionar-se com os outros tendo em vista a obtenção de resultados desejados;
Quanto ao seu aspecto social, a política visa sanar e controlar as necessidades básicas de uma sociedade. No contexto do Serviço Social a Política é identificada como à busca de soluções aos problemas de saúde, educação, moradia, entre outras necessidades básicas das quais o ser humano necessita para viver.
A política tem como objetivo estabelecer princípios indispensáveis à realização de um bom governo para o povo, dentro das quais devem ser estabelecidas normas jurídicas para o bom funcionamento da administração do Estado. Quando o estado busca atender as necessidades básicas da população, através de garantias e ações, verifica-se a efetivação da política social por parte do estado.
A política Social é uma política própria das formações econômico-sociais capitalistas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. Como o capital e o trabalho se constituem nas duas categorias fundamentais do modo capitalista de produção, a política social transita entre ambos, ainda que, prioritariamente responda as necessidades do capital, produz alguma satisfação às necessidades do trabalho.
Entende-se por política social as formas de intervenção e regulamentação do Estado nas expressões da questão social, envolvendo o poder de pressão e a mobilização dos movimentos sociais com perspectivas de problematizar as demandas e necessidades dos cidadãos, para que ganhem visibilidade e reconhecimento público.
A política social tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais. Neste raciocínio, política e política social representam atuações do poder político visando o bem-estar da população, mas, se analisados desta forma perdem sua historicidade e seu conteúdo de classe social. Na realidade o que se tem é uma sociedade capitalista, que não corresponde a uma ordem natural de produção da vida social, que detém os poderes político e econômico, determinando assim toda a vida social.
...