TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação no contexto escolar

Artigo: Avaliação no contexto escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Artigo  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

A formação do ser humano começa no berço familiar, onde lhe é mostrado o que é bom e o que é ruim, a criança começa a ter sua própria identidade na primeira infância. A ética lhe é apresentada pelos pais que lhes servem também como espelho, sendo que a criança imita o que vê em casa. Quando ingressa na rede de ensino, nos primeiros anos da educação escolar, a criança aprende por meio de brincadeiras as disciplinas, a ética, desenvolve a criatividade, autonomia, aprende distinguir o certo do errado, ser solidário e também saber trabalhar em equipe entre outras coisas. No decorrer dessa formação ocorre uma grande competitividade onde se ter um curso superior enfrentando tamanha desigualdade e pouco conhecimento: onde poucos têm o privilégio de chegar ao objetivo final.

Carvalho (2011) propõe a ideia de que a ética é um fator fundamental para a boa convivência em sociedade e para isso é depositada na educação a esperança de uma transformação na realidade em que vivemos. Contudo, é questionado que a ética sendo uma “virtude” não deriva de transmissão de informação podendo o indivíduo usar essa informação da maneira que lhe convier, tanto para o bem quanto para o mal.

A brincadeira é muito importante na vida e do cotidiano das pessoas, Conforme a analise de Bueb (2008, p.107), “a formação e a educação se estabeleceram nas famílias no século XlX e na primeira metade do século XX e já em grande medida na forma de jogos.” Muitos desses jogos fazem parte do folclore pois vem passando de geração a geração deixados em forma de “(...)cantigas, jogos em grupos charadas, jogos de guerra(...)”.

Para Bueb (2008, p.107) “os jogos ativam todos os sentidos o entendimento e o mundo dos sentimentos no jogo a criança experimenta a felicidade do esforço”.

Com a chegada da televisão e computadores esses jogos e momentos familiares vêm se perdendo ao longo do tempo, e também devido à indústria de brinquedos, varias brincadeiras e momentos importantes para as famílias se dissiparam e a harmonia e o aconchego da família deu lugar ao distanciamento e outras influências que não são benéficas aos jovens (BUEB, 2008).

Bueb (2008) sugere a ideia de que é importante que consigamos regressar tais atividades na escola e durante o processo de educação incluir tais brincadeiras, jogos e competições para atrair esse educando a atividades que são realmente importantes para a vida em sociedade e seu desenvolvimento integral e social.

Segundo a análise de Castro (2012) todos os governantes almejam melhorarem o ensino médio, neste intuito foi criado o Enem, para facilitar o ingresso dos alunos nas universidades, porém foi antecipada a sua criação e com isso gerou muitas falhas. Mas para o autor, o maior dos erros foi quando o MEC aborda vários conteúdos e seu critério deveria mudar e valorizar algumas disciplinas específicas. Ele não vê o porquê de sua permanência, pois não deixa claro por qual subsídio, ou qual a sua contribuição literária a que veio.

É de fundamental importância ressaltar que uma boa educação pode mudar a vida de um indivíduo trazendo assim menos conflitos para a sociedade. Desde as pequenas regras, jogos e brincadeiras ensinadas lá na infância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com