BASES EPISTEMOLÓGICAS DA CIÊNCIA MODERNA
Por: Gabriela Boechat • 15/3/2017 • Trabalho acadêmico • 896 Palavras (4 Páginas) • 325 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
BASES EPISTEMOLÓGICAS DA CIÊNCIA MODERNA
Prof. Matteo Raschietti
Gabriela Boechat
21044516
A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER
Paulo Freire
São Bernardo do Campo
10 de março de 2017
- A importância do ato de ler
O autor do texto, Paulo Reglus Neves Freire, nascido em Recife em 1921 e falecido em São Paulo em 1997, foi um educador, pedagogista e filósofo brasileiro. Sempre esteve engajado à causa da educação para os mais pobres. Dessa forma, tornou-se um estímulo para gerações de professores, em especial na África e na América Latina. Em 1986, Freire recebeu o prêmio de Educação para a Paz, das Nações Unidas e em 1992, recebeu o prêmio Educador dos Continentes, da Organização dos Estados Americanos.
Seu trabalho é baseado em uma síntese das correntes de pensamento filosófico mais significantes de sua época, como a dialética hegeliana e o materialismo histórico. É um nome forte na história da Pedagogia mundial, sendo um grande influenciador do movimento chamado pedagogia crítica. Além disso, em 2012 é considerado o Patrono da Educação Brasileira.
Paulo Freire é autor de diversas obras. Algumas em destaque são: Educação: prática da liberdade (1967), Pedagogia do Oprimido (1968), Cartas à Guiné-Bissau (1975), Pedagogia da esperança (1992), À sombra desta mangueira (1995). Para mais, Freire também foi professor de escola e criador de métodos de ensino. Uma de suas primeiras experiências de alfabetização foi em 1963, na qual ensinou 300 adultos a ler e escrever em 45 dias. Esse método tinha como pressuposto um trabalho de educação que caracteriza a alfabetização com uma técnica de conscientização, auxiliando o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a sua libertação.
A vida e a obra de Paulo Freire se misturam, pois seu objetivo não era escrever sobre coisas abstratas ou distantes, mas sim, de situações concretas. Escreveu sobre o seu cotidiano, sobre coisas palpáveis – o que viu, o que ouviu, o que escutava e o que sentia todos os dias.
O livro “A importância do Ato de Ler” foi construída em cima de três artigos do autor e expõe os aspectos da biblioteca popular e a relação com a alfabetização de adultos desenvolvida na República Democrática de São Tomé e Princípe. A obra tem como proposta apresentar uma metodologia inovadora para os estudantes da área da Educação, para que estes possam se utilizar da didática apresentada, modificando-a ou não de acordo com cada esfera de atuação.
No primeiro capítulo, Paulo Freire expõe que a compreensão crítica do ato de ler não se esgota em sua linguagem escrita e que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Dessa forma, a realidade e a linguagem se prendem dinamicamente. Ao realizar uma leitura crítica de um texto, para chegar em sua compreensão é necessário entender as relações entre o texto e o contexto.
Sendo assim, Paulo Freire começa a analisar momentos em que considera fundamental a sua prática, como partes da sua infância, de sua adolescência e de sua mocidade. Apenas dessa forma poderia compreender criticamente como a importância do ato de ler se constituiu de maneira significativa para ele. Primeiro, atentou-se a “leitura” do mundo em que se movia, para depois se atentar a leitura da palavra, que nem sempre, foi a leitura da “palavra-mundo”. Dessa forma, Freire busca entender o verdadeiro significado das palavras, não apenas a decodificação dos símbolos.
...