BMW VERMELHA
Artigo: BMW VERMELHA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Arivone • 9/10/2013 • 3.885 Palavras (16 Páginas) • 259 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
Laíza Michelly da Silva Souza
Atividade interdisciplinar
BMW VERMELHA
Irecê
2012
Laíza Michelly da Silva Souza
Atividade interdisciplinar
BMW VERMELHA
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, sob orientação dos professores Maria Angela Santini,Paulo Aragão,Marco Rossi e Sergio Goes Barbosa.
Irecê2012
SUMÁRIO
01-INTRODUÇÃO............................................................................. 04
02-QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL...................................... 05
03-SOCIEDADE CAPITAISTA E CLASSES SOCIAIS.......................... 06
04-CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................... 07
05- REFERÊNCIAS........................................................................... 08
Introdução
Este presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise crítica da sociedade capitalista com base no curta “BMW Vermelho” e trazer para a realidade do Serviço Social, nossa formação, conexão e interdisciplinaridade com as disciplinas estudadas.Trata-se de uma família que ganha como prêmio de um concurso, um carro, sem ter condições para mantê-lo pelo tempo imposto pela empresa doadora, de dois anos.A família em questão morava em uma casa simples em um bairro pobre da capital paulista, sem garagem para guardar o veículo, sem ninguém habilitado para dirigir o carro, sem dinheiro e condições para manter as taxas e impostos necessários para manter o veículo em dia com as obrigações legais.Esta temática proposta é vivenciada por nós em todo tempo não só por vivenciarmos situações inesperadas em nossas vidas, mas o principal a tratarmos é a exclusão social que somos expostos no dia a dia. São tantos aspectos sociais, os problemas a serem sanados que muitas vezes não vemos solução mesmo que um problema apenas possa ser resolvido. São tantas mazelas que têm que ser aos poucos resolvidas para dar soluções aos problemas em um todo.Vamos ao longo deste trabalho elucidando situações, exemplos e questões vivenciadas para aprofundar a possibilidade de reflexão e apontamento de soluções possíveis para as desigualdades sociais e conquistas do direito de ter direito.Perceberemos que nos é muito oportuno estudar este tema, pois aprofundar nas Questões Sociais, de acordo com o que já vimos no decorrer do semestre e trazermos para nossa realidade nos dá a possibilidade de reflexão e apontamento de saídas para as grandes mazelas que vivemos.Talvez seja hora de dizer o que deve ser feito de mudanças pelo Serviço Social, que tem nas mãos a possibilidade de transformar as vidas das famílias brasileiras, se começarem a atuar na busca não só de medidas emergenciais, mas de resolução dos problemas sociais em parceria com outras profissões que também tratamda formação e cuidado com o cidadão.
QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
A questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista. O objeto do Serviço Social, no Brasil, tem, historicamente, sido delimitado em virtude das conjunturas políticas e socioeconômicas do país, sempre tendo-se em vista as perspectivas teóricas e ideológicas orientadoras da intervenção profissional.Assim, é que, no início do Serviço Social no Brasil, 1937, o objeto definido era o homem, mas um homem específico: o homem morador de favelas, pobre, analfabeto, desempregado, etc. Enfim, entendia-se que esse homem era incapaz, por sua própria natureza, de “ascender” socialmente. Daí que o objeto do Serviço Social era este homem, tendo por objetivo moldá-lo, integrá-lo, aos valores, moral e costumes defendidos pela filosofia neotomista.Posteriormente, o Serviço Social ultrapassa a ideia do homem como objeto profissional. Passa-se à compreensão de que a situação deste homem – analfabeto, pobre, desempregado, etc. – é fruto, não só de uma incapacidade individual mas, também, de um conjunto de situações que merecem a intervenção profissional. O objeto do Serviço Social se coloca, então, como a situação social problema:
“... o Serviço Social atua na base das inter-relações do binômio indivíduo-sociedade. [...] Como prática institucionalizada, o Serviço Social se caracteriza pela atuação junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais. Tais desajustamentos muitas vezes decorrem de estruturas sociais inadequadas” (Documento de Araxá, 1965, p.11).
Portanto, a questão social é uma categoria que expressa a contradição fundamental do modo capitalista de produção. Contradição, esta, fundada na produção e apropriação da riqueza gerada socialmente: os trabalhadores produzem a riqueza, os capitalistas se apropriam dela. É assim que o trabalhador não usufrui das riquezas por ele produzidas.Importa ressaltar que a questão social é uma categoria explicativa da totalidade social, da forma como os homens vivenciam a contradição capital – trabalho. Ela desvenda as desigualdades sociais, políticas, econômicas,
...