TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BMW Vermelha

Casos: BMW Vermelha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2013  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Análise do vídeo: BMW vermelho 4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

REFERÊNCIAS............................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

Imagine você ganhar uma BMW nova do nada, e sua casa esta precisando de uma reforma, e você nem saber dirigir e não pode desfazer deste carro por dois anos. O impacto causado pela recém-chegada de uma BMW vermelho “novinha em folha” em uma comunidade pobre, onde nenhum membro da família premiada sabe dirigir e muito menos dispõe de renda suficiente não são boas e a desigualdade é claramente notada. O simples fato de o carro estar estacionado na comunidade causa ibope para que os que vivem lá e isso são possíveis de se notar nas cenas, observa-se também o grau de conhecimento dos moradores que é muitíssimo baixo, pois Odilon não fazia idéia do que era uma BMW, por isso não fez muita questão quando ganhou.

A desigualdade social é elemento cada vez mais presente no cotidiano das grandes cidades brasileiras. Este fenômeno tem se caracterizado como marca dos grandes centros urbanos, que são capazes de congregar, em uma mesma localidade, diferentes grupos sociais com interesses econômicos, políticos e sociais antagônicos. Os problemas que os centros urbanos enfrentam, alcançam dimensões cada vez maiores, principalmente nas periferias.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ANÁLISE DO VÍDEO: BMW VERMELHO

"Odilon ganhou um BMW vermelho num sorteio do supermercado e no começo foi aquela alegria! Só por parte da mulher e filhos, pois Odilon, sabendo que não poderia vender o carro por dois anos, embatucou: Eu não sei dirigir e não tenho dinheiro prá gasolina. O que eu vou fazer com o carro? Pois bem, o carro ficou lá parado na frente do barraco da família e aos poucos, foi virando outra coisa: virou proteção de goteira em dia de chuva, a bateria serviu para acender luz, o radiador quente deu para fazer churrasco. Depois de um tempo, venderam o barraco para morar no carro . O BMW vermelho virou casa. Ao fim de dois anos, estava um caco: enferrujado, pichado,quebrado. Quem iria querer comprar? Odilon então, antes de mandar o dito cujo para o ferro velho, pediu a um amigo, dono de um reboque, para realizar o sonho que ele teve desde o começo. Na seqüência final então, com o vento no rosto, segurando o volante com força nas mãos, lá se foram, Odilon e sua família, finalmente, passear no seu BMW vermelho. Rebocado. Mas enfim, cumprindo sua função essencial: a de ser finalmente,transporte."

Este filme ilustra bem o processo pelo qual os sujeitos transformam a tecnologia naquilo que é possível e necessário para suas vidas. Ele mostra um carro de último tipo, tecnologia de ponta na área de veículos automotores, fonte de cobiça e desejo por parte de grandes personagens da mídia, sendo ressignificado para se encaixar nas circunstâncias e no contexto daquela família. Pode-se pensar que o modo como as tecnologias da informação e da comunicação são incorporadas ao cotidiano das pessoas é análogo a esse. As tecnologias, devemos perceber, não têm o mesmo significado para todos. É o uso que se faz delas que lhes dá sentido, o que torna necessário pensá-las a partir daqueles que são entendidos como seus consumidores.

A situação retratada no filme e bem a que o povo brasileiro vive. Neste processo relata pelo vídeo, o mundo material (BMW) para essa família do Sr.Odilon não e valorizada, para eles o presente que eles ganharam tornou-se apenas uma mercadoria de alienamento e estranhamento dos meios e do produto recebido pelos condicionantes materiais e socias do capital, o que desqualifica o entendimento de que o próprio presente é produtor e reprodutor das condições objetivas para a concentração de riqueza, mas que não ajudou a sanar nenhuma das dificuldades financeiras e outros demais problemas que a família enfrentava naquele momento, ao contrário trouxe outros como: ter que arrecadar dinheiro da comunidade para colocar combustível na BMW, não ter local para guardar o veiculo, tanto que danificou com o passar dos anos exposto ao sol e chuva.

Quantas famílias acabam recebendo algum beneficio e por falta de informação e de instrução isso acaba ficando de lado. São mal administradas e pra elas isso acaba virando um presente de grego.

Isso que acabamos dever não e só uma história da telinha, mas sim uma realidade que convivemos no dia-a-dia.Podemos citar um exemplo da cidade de Barreiras-Ba, que é muito parecido com o filme e os recursos tecnológicos na educação, quantas escolas preparam uma sala de informática e ás vezes até recebem os computadores mas fica anos e anos parados sem que a criança tenha um contato e uma aprendizagem com as notícias do mundo por um meio de comunicação mais moderno e usado no momento.Tudo isso sabe porque os nossos governantes não investe em mão de obra qualificada para que os alunos aprenda a desenvolver um aprendizado com qualidade sobre aquele instrumento eles precisam de um profissional treinado com capacitação de ensino.

E nem sempre isso chega às redes públicas, pois estas salas ou laboratórios ficam fechados com todo equipamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com