Balanço Social
Exames: Balanço Social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alneirjose • 18/4/2014 • 1.869 Palavras (8 Páginas) • 309 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O Estado era a única entidade que prestava contas a sociedade, sobre a destinação dos gastos orçamentários; onde era aplicado, como eram aplicados, em que proporção, qual o déficit orçamentário de determinado período. Os dados disponibilizados não eram, na maioria dos casos, inteligíveis para a maioria das pessoas que a eles tinham acesso, poucas por sinal, restringindo-se ás esferas políticas e governamentais. Era a prestação de contas da Renda Nacional; primariamente conhecida como a Contabilidade Social do Estado.
Organizações que operam com finalidades lucrativas, bem como aquelas que não têm essa característica, buscam otimizar, no tempo e ma continuidade, sua performance econômica e social. Alocam, para isso, recursos econômicos escassos, tais como: capital, recursos físicos, tecnologia e recursos humanos para que, no intuito de bem geridos, produzam bens e serviços que satisfaçam às ilimitadas necessidades de seus clientes. ( Tinoco.2001.p.19)
O registro, a acumulação, a mensuração, a avaliação, bem como a divulgação das atividades e operações das entidades, são feitos pela Contabilidade, desde há muito tempo, de forma sistêmica, por meio das Demonstrações Contábeis.
As mudanças no campo das comunicações, a globalização da economia, a entrada do Brasil no mercosul e as mudanças comportamentais e de conceitos éticos e morais, provocaram profundas modificações na relação entre Estado, Entidades , Empregados e Comunidade, aonde a prestação de contas de cunho social, deixou de ser somente obrigatoriedade do Estado, passando a fazer parte do dia a dia de todas as empresas, para manter-se no mercado e possibilitar a sua sobrevivência.
O Balanço Social passa a ser um instrumento, com o qual as entidades prestam contas á sociedade, de um modo voluntário, já que não há a obrigatoriedade da Legislação Brasileira, sobre as suas ações empresariais, sociais e ambientais.
Segundo Tinoco (1.993, p.35) define Balanço Social como sendo
“Um instrumento de gestão e de informação que visa reportar, da forma mais transparente possível, informações econômicas e sociais do desempenho das entidades, aos mais diferentes usuários.”
O acesso à informação de boa qualidade é um pré-requisito para o exercício da cidadania, vale dizer, condição essencial para que os problemas socioeconômicos sejam debatidos e resolvidos no convívio democrático entes os grupos sociais.
È com esta visão de dar maior transparência e veracidade a estas informações tão necessárias aos usuários internos e externos, que este trabalho visa contribuir e reforçar a necessidade de cada vez mais conscientizar a elaboração e a publicação do Balanço Social pelas empresa privadas brasileiras.
1.1 Delimitação
A publicação do Balanço Social pelas empresas privadas do Brasil
1.2 Problema de Pesquisa
As demonstrações do Balanço Social publicadas pelas Empresas Privadas Brasileiras, exprimem a realidade de suas ações sociais?
1.3 Justificativa
A abertura do mercado internacional e a entrada do Brasil no Mercosul, trouxeram algumas dificuldades a mais para as empresas brasileiras, tendo em vista que além da competitividade com as empresas nacionais, há também a preocupação da concorrência com os produtos internacionais.
Como hoje a tendência do consumidor é buscar produtos e serviços com qualidade, preço adequado e, principalmente, aliam a esses fatores a análise das políticas e das atitudes praticadas pelas entidades na relação com a comunidade e com o meio ambiente, faz com que as empresas busquem soluções para manter-se e aumentar a sua participação no mercado.
O brasileiro por natureza é considerado um dos mais solidários do mundo e partindo por ele lado, uma das alternativas das empresas para permanecer competindo é demonstrar a essa população que os seus produtos e serviços são desenvolvidos com responsabilidade social, e uma das ferramentas a ser usada para essa demonstração chama-se Balanço Social.
As empresas públicas ou privadas queiram ou não, são agentes sociais no processo de desenvolvimento. A dimensão delas não se restringe apenas a uma determinada sociedade, cidade, país, mas no modo com que se organiza e principalmente atua, por meio de atividades essenciais. Há cada vez mais a necessidade de demonstrar á sociedade que não se progride sem a pureza do ar, a preservação das florestas e a dignidade da população. (Informação verbal)
O assunto Balanço Social é novo no Brasil, praticamente está em fase de desenvolvimento e as legislações ainda não obrigam as empresas a publicá-lo juntamente com as demais demonstrações obrigatórias.
De acordo com pesquisas recentes, as maiorias das empresas privadas brasileiras, já realizam de uma forma ou de outra, ações sociais, sejam elas, atendimento a comunidade, aos empregados e a preservação do meio ambiente.
Devido à importância dessas ações sociais, este trabalho escolhido, vai contribuir e despertar nos empresários brasileiros, o interesse de conhecer e aplicar em sua empresa a publicação do seu Balanço Social, demonstrando a realidade de suas ações sociais que já são praticadas e publicando-as com maior riqueza de detalhes, divulgando os aspectos positivos dos seus investimentos sociais.
1.4 Objetivos
1.4.1 Geral
O objetivo desta pesquisa é avaliar se as demonstrações contábeis publicadas pelas empresas privadas brasileiras exprimem a realidade de suas ações sociais e evidenciar os diversos benefícios que o Balanço Social pode trazer para as empresas.
1.4.2 Específicos
Identificar se todas as ações sociais desenvolvidas pelas empresas privadas brasileiras estão inseridas no seu balanço social;
Verificar se há transparência e visibilidade das atividades e ações, tanto para os sócios e acionistas, como para o consumidor interno
...