Bernard Jean Jacques Charlotte
Tese: Bernard Jean Jacques Charlotte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patyeshua • 12/9/2014 • Tese • 361 Palavras (2 Páginas) • 267 Visualizações
Bernard Jean Jacques Charlot nasceu em Paris, em 1944. Formou-se em Filosofia em 1967 e, dois anos depois, foi lecionar Ciências da Educação na Universidade de Túnis, na Tunísia. De volta à França, em 1973, trabalhou por 14 anos na Ecole Normale, um instituto de formação de docentes. No período de 1987 a 2003, atuou como professor catedrático da Universidade de Paris 8, onde fundou a equipe de pesquisa Escol (Educação, Socialização e Comunidades Locais), voltada para a elaboração dos elementos básicos da teoria da relação com o saber. Após se aposentar, veio para o Brasil. Como professor-visitante da Universidade Federal de Mato Grosso, seguiu fazendo pesquisas até ser convidado para ser visitante na Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju. Desde 2006, é lá que coordena o grupo de pesquisas Educação e Contemporaneidade, engajado em delinear as relações com os saberes e explicitar de que forma os alunos se apropriam deles.
Teoria relação com o poder :
Charlot estuda as relações do saber com alunos de classes sociais populares, em sua obra ele destaca as dificuldades que ocorrem nas escola, charlot afirma também que o professor precisa deixar de seguir os discursos das massas e os discursos pré-estabecidos pela sociedade, pois alguns professores limitam a passagem do ensino para aluno em decorrência do fator ideológico da má qualidade do ensino . , já que a má qualidade do ensino pode ser explicada pelo “fracasso escolar”.
Fracasso escolar: verbaliza a experiência, o vivido e a prática escolar, sendo uma maneira de recortar, interpretar e categorizar o mundo social.
Chalort preza em sua teoria por uma busca na aprendizagem qualitativa e não quantitativa, para ele há discursos que não estimulam o aluno a aprender, como por exemplo: o professor sempre ameaça o aluno ao dizer se não estudar vai reprovar e isso causa no aluno uma opressão, pois ele só vai estudar para passar de ano e vai somente reproduzir a matéria em massa. Segundo o autor vários fatores leva um aluno ao fracasso escolar, um deles é a desigualdade social, mas outro fator importante é que o aluno deve encontrar um sentido na aprendizagem e o educador deve buscar estimular o aluno a produzir sem
...