Bpc Na Escola
Trabalho Escolar: Bpc Na Escola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: veraqueiroz • 27/11/2013 • 1.217 Palavras (5 Páginas) • 717 Visualizações
SUMÁRIO
1 Introdução................................................................................................................3
2 Objetivos..................................................................................................................5
3 Justificativa...............................................................................................................6
4 Metodologia..............................................................................................................7
5 Requisitos Técnicos ou Recursos............................................................................9
6 Monitoramento e avaliação.....................................................................................10
7 Bibliografia..............................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
Para a realização desse projeto escolhemos a cidade de Itabuna um município do sul da Bahia, no Brasil. Itabuna possui uma área de 432,244 km e a sua população é de um pouco mais de 218.124 habitantes. A cidade de Itabuna, em conjunto com o município vizinho de Ilhéus, forma uma aglomeração urbana classificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística como uma capital regional B, exercendo influência em mais de 40 municípios.
Foi desenvolvida uma pesquisa nas áreas urbanas das capitais dos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo e em Brasília (DF). Adotou-se uma concepção abrangente de violência - daí o uso do termo no plural, violências -, incorporando não apenas a ideia de maus-tratos uso de força ou intimidação, mas também as violências psicológica.
Muitas pesquisas a todo ano vem sendo feita em nosso país, e os dados recolhidos não são satisfatórios quando o assunto é violência. Pesquisa realizada em 266 municípios com mais de 100 mil habitantes aponta que nas 10 cidades em que os jovens brasileiros estão mais expostos à criminalidade, Itabuna lidera o ranking da violência. O índice mostra ainda que jovens com idade entre 19 e 24 anos têm mais chances de morrer por causa da violência no Brasil. Em seguida, estão as pessoas na faixa etária entre 25 e 29 anos e, depois, o grupo entre 12 e 18 anos, entre os mais suscetíveis a serem vítimas da criminalidade.
Foi pensando nessas estatísticas que elaboramos o nosso projeto, e o nosso local de pesquisa foi dentro das escolas de Itabuna.
O número de casos de violência nas escolas aumenta a cada ano. Dentre esses casos, destaca-se o Bullying, durante a pesquisa foi verificado que o assunto violência Bullying é muito discutido em muitas escolas, entretanto existem poucos projetos de ação voltados a essa temática, é ainda desconhecida vista como na maioria dos casos como brincadeira de criança.
Ao diagnosticarmos essa problemática, desenvolvemos o nosso projeto para a escola como todo perceber que o Bullying é um o conjunto de atividades repetitivas, adotadas por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento. E que o Bullying atrapalha inclusive a aprendizagem, sendo que normalmente os agressores são as crianças com maior porcentagem de reprovação.
É importante, porém, salientar que este comportamento não deve ser considerado de tal forma. O Bullying pode causar graves transtornos mentais e de personalidade em suas vítimas.
Além de estar presente em grande parte das escolas, o Bullying também pode ser encontrado dentro do contexto familiar e no ambiente de trabalho, entretanto, muitas pessoas não sabem como reconhecer e lidar com esse problema.
Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até a bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de Bullying, pode acarretar sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na autoestima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.
A escola avaliada foi a Escola Rotary Clube de Itabuna com um pouco mais de 519 alunos em geral, matutino, vespertino e noturno. A Escola atende crianças, adolescentes, jovens e adultos, com séries respectivas de 5º série do ensino regular a 8ª série e 1º ao 3º ano do ensino médio e série de aceleração como as EJA (s) Educação de Jovens e adultos.
O Projeto foi desenvolvido para realmente educar, prevenir e corrigir.
2 OBJETIVOS
Objetivo Geral: Combater e prevenir a pratica dos atos de violência causados pelo Bullying.
Objetivos Específicos:
• Elucidar aos alunos a violência provocada pelo Bullying.
• Ajudar aos Educadores a prevenir e enfrentar a violência física ou psicológica contra a pessoa que é capaz de se defender, também conhecida como Bullying.
• Propostas de como estimular a autoestima das vitimas que sofreram Bullying, através de profissionais especializados.
3 JUSTIFICATIVA
O Bullying compreende comportamentos com diversos níveis de violência que vão desde chateações inoportunas ou hostis até fatos agressivos, sob forma verbal ou não, intencionais e repetidas, sem motivação aparente, provocado por um ou mais estudantes em relação a outros, causando dor, angústia, exclusão, humilhação e discriminação.
Foi diagnosticado um alto índice de Bullying nas escolas de Itabuna, e foi verificado que a problemática é pouco abordada e discutida. A partir dessa constatação sentimos a necessidade de elaborar um projeto de ação que atenuar-se essa estatística.
...