TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMPINAS

Tese: CAMPINAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Tese  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de autodesenvolvimento apresentada a Profª Esp. Márcia Alexandra Leardine na disciplina de Fundamentos Sociológicos da Educação referente a nota do primeiro bimestre

CAMPINAS

2013

Passo 1:

Weber quis dizer que não a muita preocupação por parte dos professores em ensinar e sim passar o que a eles foi proposto. Sem estimular o aluno a buscar conhecimento, sem fazer com que o aluno pense e sim apenas decorar o conteúdo. Tirando do aluno a oportunidade de expor seu ponto de vista como isso não fosse importante para sua formação como pessoa.

Passo 2:

Segundo a teoria de Max Weber, na educação racional e burocrática. O professor apenas passa aos alunos o seu conhecimento. Basicamente já espera uma resposta já determinada de seus alunos sem a necessidade de pensar, uma coisa pragmática sem abertura para explicações e duvidas o que o professor fala sempre é o certo e ponto sem espaço para um diálogo sobre o assunto, limitando o conhecimento e a capacidade de raciocínio de seus alunos. Weber defendeu uma educação diferente, com interatividade onde os alunos aprendem na prática estimulando a capacidade de raciocínio aumentando a busca por conhecimento e autonomia de pensamento.

Passo 3:

Sem sombra de dúvidas todos já tiveram professores burocráticos-disciplinadores, que tratava seus alunos com pulso firme onde a sala deveria permanecer em silencio e fingir compreender tudo o que ele dizia. Todo aluno diz que odeia tal matéria. Será que o problema seria a matéria ou a forma como tal está sendo ensinada?! Professores burocráticos ceifam a formação de seus alunos, pois não há motivação para buscar o conhecimento e limitam a capacidade de entendimento, assim os alunos acabam perdendo o interesse por certos conteúdos. Professores que agem de forma interativa e carismática, motivam seus alunos querer saber o porquê daquilo que está sendo ensinado, incentivam a busca por conhecimento, assim os alunos aprender e não esquecem o que foi aprendido, pois a aprendizagem foi prazerosa e não um processo burocrático e previsível.

REFERÊNCIAS

PLT: Sociologia

www.wikipedia.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com