CASO GECELMA
Artigos Científicos: CASO GECELMA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosirandow • 2/5/2014 • 2.095 Palavras (9 Páginas) • 192 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
A GESTÃO DE PESSOAS I 4
B GESTÃO DE PESSOAS II 6
C RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 7
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
4. BIBLIOGRAFIA 10
1. INTRODUÇÃO
A Administração de RH (Recursos Humanos) é o ramo da Administração que envolve todas as ações e interações do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade (GIL, 1999).
Logo, a Gestão de Pessoas é uma área multidisciplinar e tem como função enfatizar a importância dos funcionários, dando subsídios para que estes se desenvolvam na organização, realizando seus objetivos profissionais e ao mesmo tempo auxiliando a empresa a alcançar suas metas.
O ambiente empresarial está cada vez mais exigente e rigoroso, não havendo mais espaço para empresas que seguem modelos de gestão antiquados. A necessidade de adquirir e manter vantagens competitivas em um mercado de grandes e profundas transformações obriga as organizações a uma constante mudança estratégica no seu modelo de gestão. As mesmas precisam adequar-se às necessidades humanas e ao ambiente interno e externo, pois as mudanças estão cada vez mais rápidas e significativas.
Os principais objetivos da Administração de Recursos Humanos, como aponta Chiavenato (2002), são: criar, manter e desenvolver um contingente de recursos humanos com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organização; criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena dos recursos humanos, alcance dos objetivos individuais e alcançar eficiência e eficácia através dos recursos humanos disponíveis.
Este trabalho tem como objetivo específico analisar a situação da organização GE CELMA, empresa do Grupo GE (General Electric), trabalhando também os conteúdos do semestre.
2. DESENVOLVIMENTO
A. GESTÃO DE PESSOAS I
A Gestão de Pessoas é vista como um sistema, sendo este organicamente composto por um conjunto de subsistemas que respondem individualmente por cada uma das funções do sistema de RH. É uma área que se reveste de grande importância para o atingimento dos objetivos organizacionais. Dessa forma, as empresas que não tem esse sistema estruturado, muito provavelmente o necessitarão, como forma de estabelecer diferencial competitivo.
De acordo com Chiavenato (2006) são as pessoas que ingressam, permanecem e participam da organização, qualquer que seja o seu nível hierárquico ou sua tarefa. Os recursos humanos estão distribuídos em todos os níveis da organização.
O sistema de RH pode ser composto pelos seguintes subsistemas: recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento (T&D); remuneração ou cargos e salários; higiene e segurança do trabalho; departamento pessoal; relações trabalhistas; e serviços gerais etc. (MARRAS, 2000). Já Chiavenato (2006) descreve a ARH como um sistema formado por cinco subsistemas interdependentes, sendo eles os subsistemas de: provisão; aplicação; manutenção; desenvolvimento; e monitoração de recursos humanos.
O Sistema de Gestão de Pessoas se divide em:
• Provisão de recursos humanos: recrutamento e seleção;
• Aplicação de recursos humanos: integração, desenho e análise de cargos;
• Desenvolvimento de RH: treinamento e desenvolvimento organizacional;
• Manutenção de RH: benefícios sociais e relações trabalhistas;
• Monitoração de RH: sistemas de informações de rh (software);
• Processo de provisão consiste em abastecer a empresa com mão de obra qualificada. Refere-se ao recrutamento e seleção de pessoal.
Na GE Celma, a Gestão de Pessoas atua em parceria com a liderança da companhia, definindo a estratégia que apoiará o crescimento do negócio. A empresa trabalha com uma gestão mais participativa e menos centralizadora e prioriza a participação de todos os Colaboradores.
Buscando serem organizados eles traçam um roteiro de trabalho:
• Atrair, reter e engajar profissionais com potencial de crescimento;
• Identificar e desenvolver a próxima geração de líderes;
• Acelerar a curva de aprendizado dos novos colaboradores; e
• Multiplicar e disseminar o conhecimento existente na companhia.
Com uma estrutura de cargo desenvolvida visando o plano de carreira de cargos gerenciais e técnicos, a GE Celma privilegia, sempre que possível, o desenvolvimento interno de seu time. Desta forma, as vagas são divulgadas internamente nos quadros de aviso e através de e-mail corporativo através de um sistema mundial chamado COS – Career Opportunity System.
Por meio do site da GE é feito análises de currículo, e para vagas operacionais com alto grau de especialização fazem um forte investimento em desenvolvimento desta mão de obra através do curso de formação técnica no SENAI. A maior fonte de recrutamento está neste grupo de estudantes técnicos.
O processo seletivo é realizado conforme a seleção feita após os candidatos serem entrevistados pela área de recursos humanos e pela área requisitante. Durante as entrevistas são utilizadas dinâmicas de grupo e testes de conhecimentos específicos. Para posições que exigem nível superior.
“Possuem um serviço de atendimento 24 horas através de um número 0800. O projeto Apoiar é um programa de apoio oferecido ao funcionário e seus dependentes. Na área jurídica advogados dão orientação a questões de direito de família. Na área psicológica os atendimentos são realizados por profissionais com grau de licenciatura, mestrado e doutorado. Na área financeira, profissionais graduados em economia e ciências contábeis auxiliam na organização e estruturação
...