CONCEITOS DE GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTAL
Projeto de pesquisa: CONCEITOS DE GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vaneide30 • 25/8/2014 • Projeto de pesquisa • 637 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
1 CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
A Administração Financeira e Orçamentária é um campo de atuação teórico e prático que objetiva, essencialmente, assegurar um melhor e mais eficiente processo de gestão empresarial de captação e alocação de recursos de capital, com o objetivo final de maximizar resultados. Visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa. (COELHO, 2007).
1.1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
A Administração Financeira está estritamente ligada à Economia e à Contabilidade, pode ser vista como uma forma de Economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos e em dados contábeis para suas análises. No ambiente macro a Administração Financeira enfoca o estudo das instituições financeiras e dos mercados financeiros e ainda, de como eles operam dentro do sistema financeiro nacional e global. Em nível micro aborda o estudo de planejamento financeiro, administração de recursos, e capital de empresas e instituições financeiras. É necessário conhecimento de Economia para se entender o ambiente financeiro e as teorias de decisão que constituem a base da Administração Financeira contemporânea. A Macroeconomia fornece ao Administrador Financeiro uma visão clara das políticas do Governo e instituições privadas, através da quais a atividade econômica é controlada. Operando no “campo econômico” criado por tais instituições, o Administrador Financeiro vale-se das teorias Microeconômicas de operação da firma e maximização do lucro para desenvolver um plano que seja bem-sucedido. Precisa enfrentar não só outros concorrentes em seu setor, mas também as condições econômicas vigentes. (ROCHA, 2010).
O principal objetivo da Administração Financeira para as empresas é o aumento de seu lucro/rentabilidade para com seus proprietários. Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros, ou seja, este tipo de administração visa a uma maior rentabilidade possível sobre o investimento efetuado pelos sócios ou acionistas, através da melhor utilização de recursos, de modo geral, escassos. Por isso, todos os aspectos de uma empresa estão sob a ótica da administração financeira. (Braga, 1995).
1.2 ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
A Administração Orçamentária visa o controle e provisiona mento de recursos para suprir as necessidades do orçamento planejado proporcionando informações seguras a cerca dos gastos em um período de curto, médio ou longo prazo para quem o elabora poder realizar a correta previsão de futuras despesas se antecipando a situações que fazem parte do orçamento.
Realizar o orçamento implica na identificação do histórico das despesas, controle e monitoramentos das despesas para levantamento de dados, projeções dos custos, gastos e investimentos, pesquisa de mercado, elaboração de relatórios e análise de dados. (MERLONE, 2012).
1.3 A INTERFERÊNCIA DO TEMPO SOBRE A MOEDA
A inflação faz com que a moeda vai perdendo seu valor com o passar do tempo e os consumidores que não tem reajustes constantes em seus salários não conseguem
...