CONTABILIDADE
Monografias: CONTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: streski • 1/5/2013 • 1.110 Palavras (5 Páginas) • 1.066 Visualizações
CONTABILIDADE E SUAS INFORMAÇÕES
Informações Contábeis e Seus Usuários
A contabilidade se tornou de grande importância dentro do contexto organizacional, pois segundo Barros (2002, p. 01) a contabilidade é uma ciência que estuda e pratica funções de controle e de registros referentes aos atos e fatos da administração, tratando do estudo e do controle do patrimônio das empresas.
Segundo Marion (2005, p.01) a contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões, pois coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem para o processo decisório.
As informações levantadas pela contabilidade são para dois tipos de usuários: os internos (proprietários e administradores de empresas/gestores do patrimônio, empregados) e externos (bancos, fornecedores, governo, acionistas).
Horngren, Sundem e Stratton (2004, p. 4) descrevem que, sendo o objetivo da contabilidade auxiliar na tomada de decisão, três seriam os grupos dos usuários das informações contábeis:
1. Gestores internos que usam a informação para o planejamento e controle, em curto prazo, de operações rotineiras.
2. Gestores internos que usam a informação para tomar decisões não rotineiras (por exemplo, investir em equipamentos, determinar o preço de produtos e serviços, decidir a que produtos dar relevo ou não) e formular as políticas gerais e planos de longo prazo.
3. Usuários externos, tais como investidores e autoridades governamentais, que usam a informação para tomar decisões a respeito da empresa.
Diante deste contexto percebe-se que existem duas categorias de informações contábeis, sendo, as informações gerenciais: que transmitem conteúdo que visam o auxílio aos gestores em suas atividades organizacionais, principalmente, no processo decisório e informações financeiras: que transmitem conteúdos sobre os fenômenos econômicos da organização.
Objetivos da Contabilidade
Segundo Hendriksen (1999, p.92), o primeiro enfoque à definição dos objetivos da contabilidade concentrou-se no cálculo e na apresentação do lucro líquido resultante de regras específicas de realização e vinculação num balanço que relacionasse o período corrente a períodos futuros. O autor ainda informa que o Estudo de Pesquisa em Contabilidade número 1 apresenta os seguintes objetivos da Contabilidade:
- Medir os recursos possuídos por entidades específicas.
- Refletir os direitos contra essas entidades e os interesses nelas existentes.
- Medir as variações desses recursos, direitos e interesses.
- Atribuir as variações a períodos determináveis.
- Exprimir os dados anteriores em termos monetários como denominador comum.
Para IUDÍCIBUS (1995), o objetivo básico da contabilidade, portanto, pode ser resumido no fornecimento de informações econômicas para os vários usuários, de forma que propiciem decisões racionais.
Vemos que o grande objetivo da contabilidade é a geração de informações a diversos usuários, com a finalidade, que estes, estejam a par da situação no qual a empresa se encontra em um determinado momento, permitindo avaliar a real situação econômica e financeira da empresa, e por fim, tomar decisões quanto estas se fizerem necessárias.
GESTÃO FINANCEIRA
Características do Gestor Financeiro
A gestão financeira é uma área da administração de extrema importância no cenário organizacional, pois tem como principal objetivo assegurar a sustentabilidade e rentabilidade da empresa, através de análises, controlando todos os meios financeiros a fim de manter ativo e rentável o negócio. Para que a gestão alcance resultados satisfatórios é necessário ter pessoas qualificadas para exercer o cargo de gestor financeiro, pois este trabalho é complexo, exigindo o desenvolvimento de algumas habilidades inerentes á função.
Asaf (2002, p. 33) considera que as principais funções do gestor financeiro são: análise, planejamento, controle financeiro, tomada de decisões de investimentos e financiamento.
Segundo Gitman (2001, p. 5) as mudanças nos ambientes econômicos aumentaram a importância e a complexidade das tarefas do administrador financeiro. Essas mudanças salientaram ainda mais a necessidade de um administrador financeiro que seja apto e se enquadre nas exigências do mercado. Por isso é necessário que ele tenha algumas habilidades que são evidenciadas em suas características pessoais e profissionais.
As principais características do gestor financeiro para Chiavenato (2005, p.154) são as seguintes:
Características Pessoais: transparência, ética, disciplina, comprometimento, orientação para resultados, disponibilidade,
...