CONTABILIDADE INTERNACI0ONAL
Ensaios: CONTABILIDADE INTERNACI0ONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Valdoniro • 25/9/2013 • 4.968 Palavras (20 Páginas) • 385 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ARAGUAÍNA-T0
2013
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
Profa. Ma. Glenda de Almeida Soprane
Trabalho apresentado ao curso de Ciências Contábeis
com requisito de obtenção de notas na matéria de
Contabilidade Internacional.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO_______________________________________________04
NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE E O DESAFIO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS___________________________________________05
Desafios para o contador frente à contabilidade internacional________________05
Desafios para as empresas brasileiras____________________________________06
Diferenças padrões e práticas entre os países______________________________07
Considerações finais___________________________________________________09
APRESENTAÇÃO DE DEMOSTRAÇÕES FINANCEIRAS________________10
Finalidade e composição das demonstrações financeiras_____________________10
Demonstração da posição financeira_____________________________________10
Principais diferenças entre a IAS I e o CPC 26¬¬_____________________________11
Principais diferenças notadas na comparação da NPC 27 com a IAS I e CPC 26-11
Principais diferenças__________________________________________________11
ESTOQUES - IAS 2___________________________________________________12
Custos dos Estoques___________________________________________________12
Métodos de mensuração dos estoques____________________________________12
Valor realizável líquido________________________________________________12
Divulgações requeridas________________________________________________12
Diferenças e similaridades entre a norma brasileira e a norma internacional___13
ATIVOS INTANGÍVEIS______________________________________________14
RELATÓRIO________________________________________________________16
CONCLUSÃO_______________________________________________________18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS___________________________________19
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o intuito de apresentar a contabilidade internacional da forma como as demonstrações financeiras são preparadas e apresentadas para usuários externos por diversas entidades ao redor do mundo enfocando nas normas brasileiras.
Esclarecendo desafios entre a mesma e o país as empresas e os contadores brasileiros O estudo visa objetar a questão de que as empresas, diante de uma situação de alteração da legislação e normatização vigentes, porém com a possibilidade de adotar práticas alternativas, adotariam estas novas práticas, em detrimento das antigas, promovendo uma contabilidade de fato e de direito plenamente idênticas, no tocante aos critérios de depreciação.
Têm por desígnio explicitar a apresentação de demonstrações financeiras focalizando na finalidade e composição, demonstração da posição financeira e outros focos como principais diferenças entre, a IAS I e o CPC 26 e etc..
Mostrará que a IAS 2 têm por objetivo prescrever o tratamento contábil para os estoques das entidades. Um assunto primordial na contabilização dos refere-se aos custos a serem reconhecidos como um ativo, para posterior alocação ao resultado no momento em que as receitas relativas a esse ativo sejam reconhecidas.
Desdizendo – se que o reconhecimento de ativos intangíveis nas demonstrações financeiras sempre foi um tópico polêmico, pois existem dificuldades relacionadas à sua identificação, passando pela análise de seu potencial de geração de benefícios econômicos futuros e mensuração de seu custo de maneira confiável. Porém, o alto volume investido em ativos intangíveis resultou, inevitavelmente, na busca de maior orientação para o seu tratamento contábil.
O mesmo foi elaborado por meios de pesquisas em fontes que tem como base a área da Contabilidade Internacional em relação às normas Brasileiras e através do foco das leis relacionadas.
NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE E O DESAFIO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
Para atingir o objetivo de tal questão, um estudo empírico sobre as empresas brasileiras listadas na BM&F Bovespa foi realizado. Os resultados indicaram que um percentual elevado de empresas adotaram as novas práticas. No entanto, ainda foram identificadas empresas que utilizam as taxas fiscais para apuração da depreciação de ativos imobilizados. As normas internacionais de contabilidade já são adotadas em mais de cem países, e no Brasil as normas alteram como as empresas brasileiras emitem suas demonstrações contábeis. Esse processo de convergência vem sendo aplicado gradualmente desde então, tendo o seu ápice para o exercício de 2010, durante o qual as companhias abertas foram obrigadas a adotar as normas internacionais de contabilidade em sua forma completa. Porém, nem todo processo de harmonização ou convergência é infalível, em face da existência de peculiaridades entre os países participantes deste processo. É importante destacar que o processo de harmonização é distinto do processo de convergência. A harmonização permite a aproximação das
...