Capital
Tese: Capital. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: adriveneri • 1/6/2014 • Tese • 316 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
Capital
O Capital é o valor aplicado sobre alguma operação financeira. Conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado.
Juros
Juros é a remuneração do Capital empregado em atividades produtivas. Eles podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos.
JUROS SIMPLES:
No regime de juros simples, os juros de cada período são sempre calculados em função do capital inicial (principal) aplicado. Os juros do período não são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Os juros não são capitalizados e, consequentemente, não rendem juros. Assim, apenas o principal é que rende juros.
JUROS COMPOSTOS:
O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e, portanto, o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia. Os juros gerados a cada período são incorporados ao principal para o cálculo dos juros do período seguinte.
Quando usamos juros simples e juros compostos?
A maioria das operações que envolvem dinheiro utiliza juros compostos. Estão inclusas: compras a médio e longo prazo, cartão de crédito, empréstimos bancários, aplicações financeiras usuais como Caderneta de Poupança e aplicações em fundos de renda fixa, etc. Raramente encontramos uso para o regime de juros simples: é o caso das operações de curtíssimo prazo, e do processo de desconto simples de duplicatas.
Taxa de juros
A taxa de juros indica qual remuneração será paga ao dinheiro emprestado para um determinado período.
Vem normalmente expressa da forma percentual seguida da especificação do período de tempo a que se refere:
8 % a.a. - (a.a. significa ao ano).
10 % a.t. - (a.t. significa ao trimestre).
Outra forma de apresentação da taxa de juros é a unitária, que é igual à taxa percentual dividida por 100, sem o símbolo %:
0,15 a.m. - (a.m. significa ao mês).
0,10 a.q. - (a.q. significa ao quadrimestre)
...