Carga Tributária Brasileira 2012
Resenha: Carga Tributária Brasileira 2012. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eadriela • 17/9/2013 • Resenha • 278 Palavras (2 Páginas) • 361 Visualizações
Etapa 02
Passo 01:
Carga Tributária Brasileira 2012
De tempos em tempos os noticiários informam que a Receita Federal do Brasil tem batido recorde seguido de recorde de arrecadação. Aos menos avisados isso pode parecer bom, pois passa a impressão de que o governo conta com mais dinheiro para “investir” naquilo que não temos: saúde, segurança e educação.
Porém, a arrecadação em excesso traz enormes prejuízos ao mercado, fazendo com que empresas não consigam vender, que as pessoas não consigam comprar, e que, portanto, aumente o número de desempregados.
A base de cobrança dos tributos é uma movimentação econômica (obter renda, comprar um carro, ter uma casa, herdar, vender mercadoria, etc.…), sendo assim, é necessário que se conheça os limites da economia nacional para se poder instituir uma carga tributária tecnicamente correta.
Carga tributária tecnicamente correta é aquela que é capaz de trazer maior arrecadação ao governo sem intervir de modo a “esfriar” a economia. Pois uma carga tributária elevada em excesso faz com que ao invés de aumentar a “receita” do governo, ela diminua, pois começa a engessar a indústria, gerar demissões e inflação, dentre outros efeitos negativos.
No Brasil, uma evidência que já ultrapassamos o limite máximo de tributação é o fato de que, normalmente, esses “recordes de arrecadação” vêm acompanhados de reduções de alíquotas de alguns tributos e de parcelamentos de débitos tributários, onde o governo reduz multas e juros para as pessoas e empresas conseguirem honrar com o pagamento. Se é assim, então aparentemente se comprova que a carga tributária imposta pelo governo no Brasil é elevada e ruim para a economia, pois quando o governo reduz a multa e os juros e parcela (reduz a carga tributária), a arrecadação aumenta.
...