Caso 6
Artigo: Caso 6. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivianecds • 2/10/2014 • 381 Palavras (2 Páginas) • 1.090 Visualizações
Questão discursiva:
O conhecimento científico opõe-se ao senso comum e que o seu ideal está baseado na concepção segundo a qual a ciência é uma representação da realidade tal como ela é em si mesma. Acredita-se, portanto, em uma objetividade, isto é, um conhecimento que procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. Nesse sentido, a corrente positivista comtiana buscou relacionar as ciências naturais com a Sociologia emergente do século XIX, com o propósito de legitimar definitivamente a Sociologia como ciência.
Tendo como norte esta perspectiva:
(i) Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade.
(ii) Descreva as fases e suas características principais por que podem passar as sociedades humanas, de acordo com a Lei dos Três Estados.
Questão de múltipla escolha:
(UFUB/2009) Surgida no momento de consolidação da sociedade capitalista, a Sociologia tinha uma importante tarefa a cumprir na visão de seus fundadores, dentre os quais se destaca Auguste Comte. Assinale a alternativa correta quanto a essa tarefa.
A) Desenvolver o puro espírito científico e investigativo, sem maiores preocupações de natureza prática, deixando a solução dos problemas sociais por conta dos homens de ação.
B) Incentivar o espírito crítico na sociedade e, dessa forma, colaborar para transformar radicalmente a ordem capitalista responsável pela exploração dos trabalhadores.
C) Contribuir para a solução dos problemas sociais decorrentes da Revolução Industrial, tendo em vista a necessária estabilização da ordem social burguesa.
D) Tornar realidade o chamado “socialismo utópico”, visto como única alternativa para a superação das lutas de classe em que a sociedade capitalista estava mergulhada.
E) Produzir um conhecimento da vida social baseado em premissas teológicas e míticas.
I- August Comte acreditava que a Sociologia devia ser tratada como ciência, na qual o método de análise, os conceitos, devia ser observado e comprovado. O empirismo se tornou relevante e assim, criticava todas as questões argumentativas que não poderiam ser comprovadas cientificamente.
II- O teológico, no qual a humanidade creditava a Deus pelos acontecimentos da vida;
O metafísico, fase argumentativa em que questionava-se a presença de espíritos e outros deuses.
O positivo, no qual predominou a ciência empírica em que a observação é predominante. Ele negava o conflito de classes e creditou ao estabelecimento da ordem para a paz entre os conflitos da sociedade.
Questão Objetiva
Resposta: C
...