TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Causas do suicídio

Seminário: Causas do suicídio. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  Seminário  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

As Causas do Suicidio

O texto de Durkheim aborda o assunto do Suicidio, onde ele se propõe a estudar as causas e as soluções para o problema das relações do individuo com a sociedade no contexto moderno. Segundo Durkheim o suicidio tem uma causa social, onde o individuo é levado a cometer o ato, segundo ele a saida para o problema não está no resgate da moral, nem mesmo na religião ou familia. Nem mesmo o Estado ou os politicos teriam poder para solucionar estes problemas, já que estão distantes dos individuos.

O único grupo que pode desenvolver algum poder e ajudar nestes casos é aprofissão,ou corporações termo usado pelo autor.

As corporações são organizações profissionais que reunem empregados e epregadores que por este modo se tornam proximos do individuo. Durkheim cria um método para organizar os métodos para solucionar o problema, ele define o problema, como fez comos fatos sociais, define a causa do problema coo social, se tornando um problema social da sociologia e não da psicologia,procura respostas para um problema social, se baseando em fatores sociais.

Ter consciência ou inercia a sua ação faz com que o individuo esteja consciente de sua morte, e se torna seu próprio agente, Durkheim propõe que o ato do suicidio resulta de um ato positivo ou negativo, positivo por exemplo uma pessoa que toma veneno ou se dá um tiro, e negativo no sentido de não querer salvar sua vida, como não sair de um lugar que esteja pegando fogo por exemplo.

Dukheim sugere 5 razões para o assunto abordado, soluções plausiveis, para o estudo que ele propõe, o suicidio era um assunto possivel e concreto de se realizar estudos, era capaz de demonstrar os metodos sociologicos ali colocados, Durkeim acreditva que ele seria capaz de identificar as causas das doenças que a sociedade estava passando, que no caso era o aumento de números de suicidio, poderia se identificar as causas sociais do suicidio, através dos problemas da sociedade. O autor queria identificar os fatores principais que poderiam estar causando o suicidio.

Caso Durkheim conseguisse fazer um estudo sobre o suicidio, isso traria uma grande potência para a sociologia, e assim ele poderia fazer um diagnostico das causas do mal da sociedade europeia da época. De fato o suicidio tem uma causa social que leva o individuo a cometer o ato, o autor então quer fazer um estudo sociologico para demonstrar que a sociologia que ele estava criando era viavél e potente, por estar provando que as causas sociais que levavam qualquer individuo ao suicidio, estava presente dentro dos problemas da sociedade que ele vivenciava

Durkheim arma sua pesquisa da seguinte forma: a principal hipótese que ele tenta comprovar é que a soma total dos suicidos deve ser tratada como um fato social, e somete deve ser explicado como termo sociologico. Pois o suicidio somente é possivel ser explicado por outros fatos sociologicos.

Temos três tipos de suícidio citados no texto que são: o suicidio altruista, o anomico e o egoísta. Suicidio Egoísta: o autor inicia o tema com três causas, a razão inversa de integração da sociedade religiosa, doméstica e política. estas três sociedades tem influência moderadora no suicidio, por terem o poder de integrarem o individuo a sociedade. O suicidio egoista é aquele em que o individual prevalece sobre o social. Isto ocorre quando o grupos ao qual este indviduo pertence passam a ficar enfraquecidos, então o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com