TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Politica

Trabalho Universitário: Ciencia Politica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  3.525 Visualizações

Página 1 de 5

CIÊNCIA POLÍTICA

Aula 1

1) Qual o espaço social da palavra política ele se refere? Educação, ensino, universidade espaço da educação superior, o papel da universidade na sociedade Brasileira, deixando o foco educação p/ ensino propriamente dito, para ser comercio

2) A qual tipo de discurso político ele se refere? Justifique as suas respostas: Critico esquerdista, por fazer oposição ao q o próprio governo se propôs.

Aula 2

Leia, atentamente, o texto “A retórica e o espetáculo na política contemporânea” de Verbena Córdula, e responda: 1) O que você entendeu por retórica? É a forma de exposição de uma ideia, seja ela escrita ou falada, expondo-a pessoalmente ou por meios midiáticos dd comunicação, os maiores utilizadores são os políticos, com seus discursos de forma a induzir o povo a acreditar e aceitar o ideal deles, quase q e impondo sua vontade.

2) Qual é a relação, que você entendeu, entre retórica e espetáculo na política? Justifique as suas respostas. Os políticos se utilizam deste conhecimento de formas até muitas vezes enganosas, fazendo propaganda politica em cima de uma única ou minoria, que deu certo, montando um espetáculo, par fugir das justificativas de como aquilo pode ser feito ou melhorado.

O bom uso da palavra que vai permitir reconhecer e manipular as teses e estratégias do jogo pela busca de adesão.

Aula 3

Contratualistas

Caso concreto 1:

Leia, atentamente, os trechos abaixo e defina o que vem a ser a categoria homem civil para Rousseau. R: e o homem que nasce livre rompe com seus desejos e a partir do contrato social passa a viver de acordo com a vontade geral, não é + o todo + um fracionario, abrindo + de algo para um melhor.

“O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles. (...) A ordem social, porém, é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. (...)

“O homem natural é tudo para si mesmo; é a unidade numérica, o inteiro absoluto, que só se relaciona consigo mesmo ou com seu semelhante. O homem civil é apenas uma unidade fracionária que se liga ao denominador, e cujo valor está em sua relação com o todo, que é o corpo social

Aula 4

Caso concreto 1

Tema: Estado para Max Weber

Analise a expressão "monopólio legítimo da força" utilizada por Max Weber para caracterizar o Estado, a partir da leitura de trecho do texto “Estado em questão” de Maysa Rodrigues.

“(...) Max Weber e o conceito de Estado R: quando Max Weber usa a expressão “monopólio Legitimo da força”, esta dizendo que o estado é a única instituição q o povo aceita, o controle (de certa forma) a sua vida seja usando força física ou não, por isso tornando-a legitima na sua imposição.

POLÍTICA – é o ato de governar administra e cuidar de toda instituição publica.

DISCURSO – atividade comunicativa entre interlocutores expondo uma ideia para um determinado grupo

DISCURSO POLÍTICO – atividade comunicativa para um determinado grupo para constituir opiniões e posicionamentos.

ESTADO – é a forma natural de associação, sendo o homem ( Por SÃO THOMAS DE AQUINO) sendo o homem somente capaz de fica sozinho e três fazes, doença, extrema inteligência, acidente.

CONTRATO SOCIAL

HOBBS - guerra de todos contra todos, o homem vivia em guerra e o contrato vinha para organizar a confusão

LOCKE - estado de paz por natureza – todos viviam em paz, so que se atacado reagiria e por isso o contrato social vinha para resolver um possível conflito.

ROUSEAU – estado de paz por natureza- todos viviam em paz so que se fossem atacados reagiriam so que com reforços por isso o contrato vinha para resolver o conflito

CONCEPÇÃO DE ESTADO

MAX WERBER – monopólio legitimo da força,

KARL MARX - associação do estado e classe burguesa

EMILIE DURKHEIM - atuação moral do estado

AUTONOMIA – poder com limite

SOBERANIA- poder juridicamente ilimitado e fornecido o tornando soberano e representante no âmbito internacional

CARACTERÍSTICAS DE SOBERANIA – una, indivisível, imprescritível, inalienável

POPULAÇÃO – toda pessoa no território naquele momento fazem parte da população

POVO – base humana do estado

ACEPÇÃO QUANTITATIVA

POLÍTICA – corpo eleitoral

JURÍDICA – equivalência nacional

SOCIOLÓGICA – grupo para mesmo fim

RETORICA - arte da palavra

CIÊNCIA POLÍTICA AV1

DISCURSO POLÍTICO

DEDICA-SE A CONSTRUIR IMAGEM DO ATOR, ESTRATÉGIA DE PERSUASÃO E SEDUÇÃO, EMPREGANDO PROCEDIMENTOS RETÓRICOS. (DOUTRINA / RETÓRICA / ELEMENTOS DE JUSTIFICAÇÃO OU LEGITIMAÇÃO)

RETÓRICA = ARTE DE PERSUASÃO ATRAVÉS DO BOM DISCURSO (FALAR BEM / ESCREVER BEM)

PERSUASÃO = ARTE DE CONVENCER

TIPOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com