TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Politica

Seminário: Ciencia Politica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Seminário  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do sul de Santa Catarina

Curso: Direito

Disciplina: Ciência Política

Professor (a): Maria Terezinha

Alunos:

Estudo de caso: Manifestantes queimam veículos em mina de níquel da Vale.

A dicotomia entre a esfera publica e privada esteve presente em diversos momentos históricos do nosso país. Essa dicotomia estabelece que aquilo que está na esfera publica deve estar necessariamente fora da esfera privada, e vice versa. Em nossa análise abordaremos um conflito que envolve uma empresa brasileira, a Vale S.A. Primeiramente iremos contextualizar essa dicotomia em relação a Vale.

A Vale é uma das maiores empresas de mineração do mundo, empresa brasileira fundada pelo governo de Getulio Vargas em 1942. Atualmente é uma empresa privada, de capital aberto, e é aqui que entra nossa primeira dicotomia. A Vale se tornou uma empresa privada no ano de 1997, na época vivemos um governo liberal, sendo nesse tipo de governo que a ótica da dicotomia publico/privado, prioriza o privado. O governo liberal protege as iniciativas privadas e prega que com o crescimento econômico existe o crescimento do país. Esta priorização do privado sobre o publico condiz com a privatização da Vale, na época não se foi considerado o potencial da empresa e crescimento do preço dos minérios de ferro, porém a estabilidade econômica crescente e avanço econômico contemporâneos ao plano real trouxeram o sucesso da iniciativa governamental, e inclusive se tornaram base para o sucesso de diversas empresas, incluindo a própria.

Bobbio ao se deparar com o tema da dicotomia publico/privado alegou que não haveria complementaridade entre as duas esferas, e justamente o contrario, na visão de Bobbio não há comunicabilidade entre governo e a iniciativa privada. Com visão completamente diferente de Bobbio, o filósofo Thomas Hobbes afirmava que o estado deveria ser intervencionista da vida privada, e que os direitos da sociedade civil seriam todos cedidos ao ser governo. O pensamento de Hobbes nos leva a constatar a primazia total do Publico sobre o privado, algo que vai de encontro às idéias pregadas por aquele governo liberal que privatizou a Vale. Porém encontramos em outros pensadores idéias que justifiquem as iniciativas tomadas, um deles é John Locke, impossível citarmos a privatização sem fazer uma referencia ao pai do liberalismo, Locke e seus postulados defendiam totalmente a propriedade privada e a iniciativa da liberdade individual, se tornado assim um dos grandes nomes inspiradores dos atuais empreendedores e dos governos liberais.

Após contextualizarmos a situação da Vale no conflito entre o publico e o privado, chegamos ao momento de abordar a dicotomia em relação a noticia que acompanha nossa reflexão. A manifestação contra a Vale, em Nova Caledônia ocorreu em protesto contra o vazamento de um produto químico em um rio, que causou indignação na população local. A Unidade da Vale tem um imenso potencial de crescimento de produção em Nova Caledônia, porém ultimamente a empresa tem sido destaque por vazamentos de produtos químicos e os protestos decorrentes disso. O governo local ordenou a suspensão das atividades da Vale imediatamente após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com