TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Política - A Crise Do Estado-Nação

Pesquisas Acadêmicas: Ciencia Política - A Crise Do Estado-Nação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  1.152 Visualizações

Página 1 de 2

WOLFF, Francis. A invenção da política. In: NOVAES, Adauto. A crise do Estado-Nação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2003 P. 25-45.

Qualquer povo, a sua maneira, inventou a política. O fato de os gregos terem sido inventores em todos os domínios básicos, tais como física, matemática, história e filosofia, além de os primeiros pensadores políticos serem gregos, não é verdade quando se afirma que a política tambem foi inventada na Grécia. Muitas palavras do nosso "dicionario politico" tiveram origem grega, principalmnete a palavra política (derivaçao de polis), mas apesar de todos esses argumentos, é uma falsa ideia acreditar que sua invenção surgiu naquela cidade-estado. Segundo Aristóteles, "O homem é um animal político", portanto isso é algo de sua própria natureza, não sendo, assim, considerada uma invenção.

Mas, afinal, qual é a definição máxima de política? Conceitua-se como a arte ou ciência de governar e atender aos anseios dos cidadãos. É a forma de organização, direção e administração de nações ou Estados liderada pelos políticos, que são os indivíduos que exercem cargo na vida publica, obedecendo a um sistema governamental.

Para Francis Wolff, a política pode ser definida por dois traços fundamentais: uma comunidade e, necessariamente no centro dessa comunidade, uma instancia de poder. A politica é uma dimensão necessária e construtiva da existencia humana. Podemos concluir, então, que onde houver uma sociedade, haverá politica.

Ainda em seu artigo, Wolff comenta que o homem vive necessariamente em comunidades políticas - família, escola, trabalho, etc - e não o podendo fazer sem política. Completa espiculando hipoteses de como seria a vida sem política, imaginando que o individuo viveria isolado ou em pequenos grupos familiares, mas de maneira nunca vista igual até hoje.

Enfim, podemos afirmar com a convicção de que todos os povos vivem politicamente a partir do momento em que houve humanidade em alguma parte da terra. Protágoras, Platão e Aristóteles, cada qual com suas visões e argumentos diferentes, mas todos concordando num mesmo aspecto: homem e política sempre andaram de mãos dadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com