Ciência E Pesquisa
Exames: Ciência E Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kellynlocks • 26/2/2015 • 1.083 Palavras (5 Páginas) • 391 Visualizações
Atividade de avaliação a distância 1 (AD1)
Disciplina: Ciência e Pesquisa
Questão 1. Em nosso livro didático você estudou os diferentes tipos de conhecimento, que são formas diferentes de apreender ou ver o mundo. Assim, analise os textos abaixo e responda ao seguinte:
a) Identifique o tipo preponderante de conhecimento em cada texto abaixo.
b) Indique duas características de cada tipo de conhecimento identificado na questão anterior, justificando sua resposta com citações diretas, indiretas ou citação de citação dos respectivos conteúdos estudados no livro didático, sendo que estas devem ser apresentadas, conforme as normas da ABNT e ser extraídas de seu livro didático. (Vale 2,5 pontos)
I. O coração é um músculo oco, em forma de cone achatado com a base virada para cima e a ponta voltada para baixo, do tamanho aproximado de um punho fechado. O músculo cardíaco é chamado de miocárdio. Sua superfície interna é recoberta por uma membrana delgada, o endocárdio. Sua superfície externa tem um invólucro fibro-seroso, o pericárdio. Grande Enciclopédia Larousse Cultural, 1998. (Disponível em: <http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/filosofia/filosofia/conhecer_o_mundo/conhecimento_mundo>).
II. “Cada cabeça, uma sentença”.
“Quem desdenha quer comprar”.
“Quem ri por último ri melhor”.
“A pressa é a inimiga da perfeição”.
“Se conselho fosse bom, não era dado de graça”.
III. “No princípio criou Deus os céus e a terra.E a terra erbna sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro”. (Disponível em: < http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/1>).
Resposta:
I. a) Conhecimento Científico.
b) Ele é verificável e racional.
“O conhecimento cientifico surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para os problemas de ordem prática da vida diária, característica esta do conhecimento ordinário, mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas que é o conhecimento que advém dos sentidos ou da experiência sensível.” (Köche, 1997, p.17)
II. a) Conhecimento Popular.
b) Surge de forma espontânea, no dia-a-dia e não é comprovado.
“Consiste na ação pela ação, sem ideias comprovadas que não permitem o estudo ou a investigação sobre um determinado fenômeno. Então o seu conteúdo se for a partir da experiência que se vivencia no dia-a-dia.” (LEONEL, Vilson e MOTTA, Alexandre de Medeiros, Livro Didático “Ciência e Pesquisa”, 2007, p. 20, Palhoça)
III. a) Conhecimento Religioso
b) Fundamenta-se na fé, sem experiências e apenas uma matéria de estudo que é Deus.
“O conhecimento religioso fundamenta-se na fé das pessoas, partindo do “[...] princípio de que as verdades nas quais [se] acredita são infalíveis ou indiscutíveis, pois de tratam de revelações da divindade” tendo a visão do mundo interpretada como resultante da criação divina, sem questionamentos.” (NETTO, Oliveira, 2005, p. 5)
Questão 2. Não há unanimidade sobre a definição de ciência e muito menos sobre as características que esse tipo de conhecimento assume. Nesse sentido, leia abaixo o texto de Kuramoto e responda: qual característica da ciência é preponderante no texto? Justifique sua resposta utilizando-se de citação que seja extraída de seu livro didático, apresentado-a de acordo com as normas da ABNT. (Vale 2,5 pontos)
“O acesso livre ao conhecimento científico tem sido uma reivindicação da comunidade científica. Sabe-se que 15% da produção científica mundial já se encontra em repositórios institucionais de acesso livre pela rede mundial de computadores. As dificuldades de manutenção das coleções de periódicos científicos pelas bibliotecas é muito grande. Afirma Kuramoto, citando Stevan Harnad, que os trabalhos depositados em repositórios de acesso livre têm um incremento de cerca de 300%, em média, no fator de impacto. Ou seja, a média de citações desses trabalhos, depositados em repositórios institucionais de acesso livre, cresce em cerca de 300% em relação aos trabalhos publicados em revistas impressas, cujo acesso é restritivo.
Fonte: KURAMOTO, Hélio.
...