TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Social

Monografias: Ciências Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  9.766 Palavras (40 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 40

1. INTRODUÇÃO

Abordaremos neste trabalho o conceito de cultura, individuo e sociedade, buscando refletir a definição de sociologia como o conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e praticas sociais aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade.

No filme “A classe operária vai ao paraíso” demostra o comportamento dos indivíduos do sistema Capitalista de consumo e alienação dos trabalhadores, identificando vários tipos de relações sociais no contexto do filme (politico, econômico e familiar) em processos de cooperação, competição, conflito e assimilação do protagonista.

O filme aborda o trabalho incessante tornando os indivíduos sem vida social, em busca do crescimento acelerado das empresas fazendo com que eles trabalhem como máquinas de produção até que percebem e começam a lutar por melhores condições de trabalho.

A nossa visão se votará ainda às abordagens quanto ao excesso de desperdício em relação ao meio ambiente e as diferenças de classes sociais em função ao dinheiro, tendo como enfoque os problemas de ordem sociais econômicos e culturais, retratando o desperdício e o preço do homem enquanto individuo e responsável pela própria sobrevivência.

Identificamos o inicio do estimulo do consumismo resultando a exploração do meio ambiente e dos recursos naturais, proporcionando a deterioração da qualidade de vida trazendo como consequência a insatisfação e a percepção da necessidade de preservar o meio em que vivemos, com ações que tem sido realizadas para minimizar os problemas de extinção da natureza e dos recursos naturais através de um sistema de sustentabilidade, alertando toda a sociedade de sua responsabilidade em cooperar.

2. CIÊNCIA SOCIAL

A Ciência Social é um conjunto de disciplinas que estudam o homem através das suas relações com a sociedade e com a cultura.

As relações com o homem em sociedade começaram a merecer a atenção dos estudiosos e a ter caráter cientifico a partir do século XVIII. Os primeiros estudos sobre a ação do homem no seio da sociedade, bem como sobre as suas relações com seus semelhantes.

Contudo somente no século XIX aparece maior parte das disciplinas que pertencem ao domínio das Ciências Sociais, como é o caso da Antropologia, Sociologia e da Ciência Politica. Este foi o inicio, influenciadas pelas teorias sobre a sociedade de filósofos da época como Comte, Marx e Spencer.

No século XX, as Ciências Sociais conheceram grande desenvolvimento, se democratizaram e ingressaram nas escolas superiores e secundárias, ocorrendo como objeto e estudo dos alunos. Foram incluídas algumas disciplinas como a Psicologia, a Etnologia e a Geografia Humana dentre outras.

Os trabalhos realizados no âmbito das Ciências Sociais obedecem a uma metodologia própria, seus principais meios utilizados são o inquérito, a entrevista, o questionário, a análise de documentos, a observação direta, observação participante e a estatística.

Nos dias atuais com a evolução tecnológica, foram desenvolvidos estudos empíricos que se completam por meio quantitativos, surgindo dessa forma verdadeiras teorias cientificas sobre o comportamento do homem como ator social.

2.1. CULTURA

A palavra Cultura no século XIII, tem significado referente ao cultivo da terra e dos animais, mas com o advento do Iluminismo, revolução burguesa do século XVIII na França o termo passa a adquirir um sentido figurado, sendo utilizado para significar também o cultivo das faculdades mentais.

O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos defini-la como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca o indivíduo, ou a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores costumes, leis moral, línguas, etc.

Nas ciências sócias ela é definida como conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade.

Segundo Marion (2010, p. 50) “O indivíduo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos a cultura junto aos seres humanos”.

Cultura é aquele todo complexo que inclui conhecimento crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade. É a herança social da humanidade ou ainda de forma especifica uma determinada variante da herança social.

Dentro do contexto da filosofia, a cultura é um conjunto de respostas para melhor satisfazer as necessidades e os desejos humanos. Cultura é um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite aos contemporâneos e aos vindouros.

A cultura é o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da história.

O homem não só recebe a cultura dos seus antepassados como também cria elementos que a renovam. A cultura é um fator de humanização, o homem só se torna homem porque vive no seio de um grupo cultural. A cultura é um sistema de símbolos compartilhados com que se interpreta a realidade e que conferem sentido à vida dos seres humanos.

2.2 INDIVÍDUO

Em metafísico e estatístico o indivíduo habitualmente descreve qualquer coisa numericamente singular, embora por vezes se refira especificamente a "uma pessoa". Usada em muitos contextos, tanto "Sócrates" como "a Lua" são indivíduos. Em geral, "uva" e "vermelhidão" não são.

Em biologia indivíduo é sinônimo de organismo. Indivíduo, como peça da gíria filosófica, é muito comum e surge frequentemente como sinônimo de particular em contraste com "universal". No cotidiano, um indivíduo é uma coleção de pensamentos e feitos que é considerada uma entidade. Várias pessoas consideram um indivíduo responsável por suas ações.

Segundo Luckmann (2006 p.90):

A socialização primária é a primeira socialização que o indivíduo experimenta na infância, e em virtude da qual torna-se membro da sociedade. A socialização secundária é qualquer processo subsequente que introduz um individuo já socializado em novos setores do mundo objetivo de sua sociedade.

Quanto a definição mais geral de sociedade pode ser resumida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas. Assim, e sem contradição com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com