Combatendo a fome com alimentos que são descartados nas feiras livres
Por: nalvat • 22/9/2021 • Ensaio • 3.071 Palavras (13 Páginas) • 229 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA
INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS
CAMPUS JORGE AMADO
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES
eDNALVA SOARES SAMPAIO
FOME: COMBATENDO a fome na cidade de Itabuna, cidade onde o desperdício de alimento é visívEL
Itabuna/BA
2019
eDNALVA SOARES SAMPAIO
FOME: COMBATENDO a fome na cidade de Itabuna, cidade onde o desperdício de alimento é visívEL
Projeto de intervenção apresentado como requisito parcial para a obtenção crédito, do componente Curricular: Práticas e Projetos em Humanidades. Ao professor doutor: Sandro Augusto Silva Ferreira.
Itabuna/Ba
2019
1. identificação do projeto
1.1 título provisório
fome: Combatendo a fome na cidade de Itabuna, cidade onde o desperdício de alimento é visível
1.2 autor
Ednalva Soares Sampaio
Rua São Pedro 686, Bairro de Fátima –Itabuna-Ba
nopa_sampaio@hotmail.com
1.3 PROVÁVEL orientador/A
Professor doutor: Sandro Augusto Silva Ferreira
1.4 especificação do produto final pretendido
Este projeto de interversão tem como finalidade gerar um informativo de conscientização que permita a diminuição do desperdício de alimentos na feira livre do Bairro de Fátima /Califórnia na cidade de Itabuna-BA. Aproveitando os que ainda se encontram em bom estado para o consumo. Como uma forma de combate a fome através da parceria entre os feirantes e aqueles que se encontram em estado de fome.
1.5 pesquisa interdisciplinar com articulação entre as áreas:
A articulação desse projeto, dar-se-á entre as áreas de Sociologia, Geografia e História.
1.6 duração
4 meses/1 quadrimestre
2. objeto da pesquisa
2.1 tema
O desperdício de alimentos na feira livre do Bairro de Fátima /Califórnia Itabuna-BA. É um problema que há muitos anos assolam os moradores das ruas adjacentes. A fome que é um problema de âmbito mundial, não deixa de passar despercebido no cotidiano dessa comunidade.
Visando diminuir esse desperdício e amenizar a fome daqueles que por ali circulam diariamente pode-se criar o hábito de separar os alimentos ainda em bom estado de consumo, daqueles que seriam diretamente destinados ao lixo.
2.2 PROBLEMA
Milhares de pessoas no mundo todo passam fome, entretanto, o desperdício de alimentos acontece desde sua produção até na nossa cozinha, demonstrando a necessidade de se rever conceitos e atitudes em relação a esta situação, este projeto visa criar uma forma de diminuir a fome e o desperdício de alimentos na feira livre do Bairro de Fátima/Califórnia na cidade de Itabuna-BA.
Porque alimentos em bom estado de consumo são considerados lixo?
Porque tanto os comerciantes quanto os consumidores não cuidam do manuseio dos alimentos?
Porque os projetos de ajuda humanitária não aproveitam os alimentos antes de ir para o lixo?
Porque as pessoas que estão em estado de fome não reaproveitam esses alimentos?
2.3 delimitação do tema (RECORTE)
Observando as feiras livres da cidade de Itabuna-Ba nota-se a sujeira deixada pelos comerciantes, pode-se observar que além de lixo, frutas e verduras podres e amassadas há também alimentos que ainda poderiam ser aproveitadas ou reaproveitadas por pessoas que tenham necessidade.
Para a pesquisa será analisada a feira livre do bairro de Fátima/Califórnia, que funciona durante toda a semana. Porém aos domingos é que acontece com maior intensidade. Neste dia, feirantes que trabalham em outras feiras livres da cidade durante a semana e pequenos produtores, juntam-se aos que são fixos do local transformando-a em uma das maiores feiras da cidade.
A feira Bairro de Fátima/Califórnia, está localizada em um amplo espaço próximo a um canal/esgoto a céu aberto que acompanha de forma paralela todo espaço da feira. E isso facilita a proliferação de insetos, ratos e urubus que encontram na feira farta alimentação já que muitas sobras das barracas são deixadas no local e misturam-se ao lixo. São frutas, legumes, verduras e hortaliças que poderiam ser descartados de maneira que ainda pudessem ser consumidos. Já que são alimentos considerados fora do padrão de compra pelos consumidores.
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Intervir junto aos trabalhadores da feira livre do Bairro de Fátima/Califórnia através de folheto de conscientização de atitudes consciente de descartar alimentos, sem desperdícios. Visando diminuir a sujeira no local, cria-se um ambiente menos insalubre para os feirante, consumidores e moradores que são forçados a conviver com ratos, urubus, cachorros e ainda são incomodados com a presença de pedintes que poderiam sair desta condição se fossem beneficiados com as sobras de alimentos considerados fora do padrão de compra e que são deixados pelas barracas como se fossem lixo.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Com o intuito de intervir no descarte consciente de alimentos vendidos na feira livre do Bairro de Fátima /Califórnia, visando estabelecer uma ligação de aproveitamento de alimentos entre comerciantes, consumidores e pessoas em estado de fome é preciso desenvolver noções de manuseio, conservação e consumo de alimentos de forma que venha a evitar o desperdício. Já que quando frutas, legumes e verduras não são bem manuseadas, são apertadas ficam com a aparência amassadas ou machucadas são recusadas para compra.
A elaboração de folhetos educativos/explicativos para os feirantes e consumidores afim de conscientizar a respeito dessa relação de compra e venda, diminuição da quantidade de produtos destinado ao lixo. São frutas, legumes, verduras e hortaliças que poderiam ser descartados de maneira que ainda pudessem ser consumidos.
Alguns alimentos, são considerados fora do padrão de compra pelos consumidores. Exemplos disso são as uvas fora do cacho, as bananas fora da penca, as hortaliças fora do maço, a laranja com a casca murcha, o tomate com furinho de insetos próprios de plantações, o quiabo que está quebrado, a manga que o consumidor apertou para ver se estava madura e não comprou, o pimentão que perdeu o brilho, a cebola que está molhada, a melancia e a abóbora que foram partidas e infinitas outras situações que desagradam ao comprador.
...