Como é a função legislativa com a qual a função desta função é distorcida?
Ensaio: Como é a função legislativa com a qual a função desta função é distorcida?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ESTUDANTEJENY • 9/11/2014 • Ensaio • 349 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
Atividade Av1
1-Como é exercida a função legislativa a quais as distorções desta função?
2-Lei da ficha limpa: Do que se trata?
3-Qual é a crise do judiciário?
4-Segundo o autor que sistema permitiria eliminar as distorções no atual sistema politico?
Respostas:
1) As funções legislativas são exercidas através da divisão qua há entre os poderes, existindo assim, o poder legislativo federal onde deputados federais e senadores, elaboram leis para todo território brasileiro; O poder estadual só cabe a elaboração de leis estaduais e mesmo assim em relação aquelas matérias que não são da competência privativa da união, e por fim a câmara municipal de vereadores em que se restringe aos limites dos seu município e as competências dirigidas a ele. Enquanto as funções tem-se com os métodos ainda utilizados para se conquistar votos, principalmente no que se remete aos interiores como chamados currais eleitorais, a manipulação da opinião publica pelos órgãos de comunicação nas grandes cidades além de outras “artimanhas” para se conquistar votos.
2)A lei da ficha limpa trata das impedições que há enquanto o candidato estiver com alguma condenação, não podendo assim assumir cargo politico e ficando inelegível por oito anos mais a pena definida pela justiça. E embora não seja um elixir magico de cura de todas as mazelas da politica, é um expressivo progressona luta pela moralização da politica.
3)A crise do poder judiciário cabe não somente ao judiciário, em defesa culpam o executivo e o legislativo alegando que as leis são mal elaboradas, estão desatualizadas a excesso de recursos processuais e falta de recursos financeiros. As causas operacionais estão relacionadas com a infraestrutura necessária ao bom funcionamento da justiça , assim causando dentre vários problemas, a lentidão dos processos.
4)A adoção do sistema do voto distrital misto, onde pelo voto distrital misto os estados são divididos em regiões e somente uma parta dos candidatos, geralmente a metade, é eleito por votação majoritária, sendo que a outra metade é escolhida pelo sistema proporcional, que por sua vez pode ser de votação uninomial ou de votação plurinomial, também chamado de sistema de lista, em que cada partido apresenta aos eleitores sua lista de candidatos.
...